12
nov 2017Confira as plantas mais adequadas para pequenos espaços
Os apartamentos estão cada vez mais compactos e a falta de espaço muitas vezes deixa as plantas fora da decoração. De acordo com a arquiteta e paisagista Laura Damasceno, é possível dar ainda mais vida a espaços compactos com o paisagismo. Confira as espécies mais adequadas.
Palmeira Ráfis: tem o crescimento lento e exige pouca rega. É muito resistente a ambientes fechados e comumente utilizada para compor a decoração de salas e sacadas que não têm sol.
Dracena Arbórea: deve ser mantida sempre de úmida para seca. Resistente à sombra, é ideal para ser utilizada em ambientes fechados. O vaso deve ser colocado em cantos isolados do ambiente, pois as folhas ocupam diâmetro considerável.
Zamioculca: é uma das plantas mais resistentes à sombra e bastante utilizada na composição de ambientes internos e com pouca ventilação. Esta espécie não requer muita rega e é uma ótima opção para quem tem pouco tempo.
Chamaedórea Seifrizii: Adequada à sombra e resistente a ambientes com ar, exige pouca rega. O Lírio da Paz e o Antúrio também são ótimas opções, mas são mais sensíveis ao sol e necessitam de rega frequente.
Samambaias, Ripsalis e Orquídeas: são algumas das espécies propícias para a decoração em jardins verticais. A samambaia deve ser mantida em solos úmidos e bem drenados. O Ripsalis é um tipo de suculenta pendente que se adapta muito bem em ambientes sombreados e meia sombra, e necessita de pouca água e ventilação. As orquídeas são usadas em jardins verticais que ficam na meia sombra com iluminação indireta e ventilação constante. Devem ser regadas duas vezes por semana.