Notícias

Como cultivar e usar flores comestíveis em receitas

9

ago 2016

Como cultivar e usar flores comestíveis em receitas

Para cultivar flores comestíveis, é fundamental observar a espécie, certificar-se de que a planta é orgânica e higienizá-la de maneira correta. Para isso, é importante dispor a flor em uma solução com água e sal (500ml de água para 1 colher de chá) por cinco minutos.
Confira a seguir um guia de cultivo das flores comestíveis mais usadas na culinária:

1) Amor-perfeito: Se destaca por suas variações de cores branca, roxa, amarela rósea e marrom. Florescem no inverno e na primavera. É cultivada em maciços densos e canteiros a meia sombra, com terra fertilizada, rica em húmus, mantida permanentemente úmida. Na culinária, podem ser cristalizadas, incrementar saladas e aromatizar manteigas.

2) Capuchinha: Aparecem em diversos pratos brasileiros por seus nuances em laranja, amarelo ou vermelho. Forma-se entre primavera e verão e deve ser mantida sob sol pleno, como planta pendente em vasos, jardineiras ou canteiros. Multiplica-se por sementes, que devem ser colocadas para germinar no outono. Na gastronomia, serve de enfeite ou como um tempero fresco e picante para pratos e saladas verdes.

3) Hibisco / Vinagreira: Famosa pelo uso para chás, o florescimento é contínuo, desde que haja luminosidade e rega ideal. De cor rosa-arroxeada, suas brácteas e sépalas possuem um sabor ácido e servem de base para a confecção de geleias e sucos.

4) Tagete: Suas folhas apresentam cheiro forte e característico, e as flores possuem tonalidades amarelas e alaranjadas, que lembram cravos, e se formam principalmente na primavera e no verão. São usadas no preparo de manteigas aromatizadas, patês, ricotas e risotos.

5) Violeta–perfumada: Possui flores perfumadas, de cor violeta ou esbranquiçadas. Deve ser cultivada a meia-sombra, sempre úmida. Suas flores são pequenas e servem para decoração, aromatização de manteigas e cristalização para doces.

Comentários