Notícias

Cinco plantas que filtram o ar em ambientes fechados

5

ago 2016

Cinco plantas que filtram o ar em ambientes fechados

Algumas plantas exigem poucos cuidados, e quando bem adaptadas ao ambiente viram belas esculturas verdes. Além de serem ótimas opções na decoração, elas purificam o ar da casa.
Tintas, móveis, vidros e tecidos presentes nos cômodos das casas, bem como os produtos utilizados na limpeza, liberam substâncias químicas no ar. Confira algumas espécies de plantas que se adaptam bem a esses ambientes, segundo Casa Abril:

1. Clorofito: Precisa de muita luz e de pouca exposição ao sol (no inverno). Regue diariamente no verão mas modere nos dias frios. A espécie é cultivada em vasos e cuias como planta pendente, em bordaduras ou em conjuntos desenhados que podem ficar na sala de estar.

2. Dracena: Não pede sol, mas não gosta de lugares muitos frios. Deixe-a em local iluminado e regue diariamente, sem encharcar. É recomendável para casas com o pé direito bem alto, pois cresce bastante. O melhor lugar para ela é perto de aberturas, como portas de vidro e janelas.

3. Filodrendo: Gosta de lugares quentes e pede iluminação durante uma parte do dia. Plante em solo enriquecido com fertilizante orgânico ou sobre xaxim. Regue quando perceber que o solo está secando. A espécie deve ser mantida longe de ar condicionado.

4. Lírio-da-Paz: Não pode ficar em vaso seco. Precisa ser regado diariamente em períodos mais áridos e regas a cada dois dias em períodos mais úmidos. A cada seis meses adube a terra e remova as folhas mortas e secas. Podem ser cultivadas a meia-sombra em vasos, canteiros, formando conjuntos isolados.

5. Samambaia: Não gostam de incidência direta de sol – basta receberem luminosidade em parte do dia. As regas devem ser diárias, mas o xaxim não deve ficar encharcado. Em dias quentes, borrife agua em suas folhas. Evite posicionar a samambaia em local que haja corrente de vento. É muito cultivada em vasos jardineiras a meia-sombra sob proteção de estruturas, como terraços e varandas.

Comentários