3
mar 2018Calçadistas expõem novidades em showroom na Colômbia
O sétimo maior mercado internacional para o calçado brasileiro, a Colômbia, recebe, entre os dias 5 e 9 de março, dois showrooms com marcas verde-amarelas.
A participação das 12 grifes se dá por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O primeiro showroom acontece em Cali, no dia 5, e o segundo no dia 8, em Medelín. Em Cali, o evento será precedido por um Seminário Preparatório sobre o mercado local, sendo que ambos contarão com iniciativas de relacionamento com a imprensa colombiana e desfiles das marcas.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Maria Patrícia de Freitas, destaca que a expectativa é positiva, visto o atual momento da economia do país vizinho, que teve incremento de cerca de 2% no PIB no ano passado e deve crescer outros 3,6% até 2022, conforme projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI).
“A classe média colombiana aumentou 30% nos últimos 10 anos. Em 2016 o consumo ficou em quase 100 milhões de pares de calçados, sendo mais de 50% deles importados. É um país com grande capacidade e um mercado promissor para as marcas brasileiras”, comenta a analista, acrescentando que, no ano passado o país recebeu 7,4 milhões de pares verde-amarelos, terceira principal origem do produto importado pela Colômbia.
Além do crescimento econômico registrado pelo país, que vem acompanhado do aumento do consumo, é também aliado do calçado brasileiro a similaridade cultural e o clima. “As marcas brasileiras têm um mix interessante e que agrada o comprador colombiano”, frisa Maria Patrícia.
Participam da ação as marcas Hotion, Awana Brasil, Pimpolho, Freeway, Sandálias da Lua, Ferracini 24h, Ala, Zatz, Di Valentini, Raphaella Booz, Kidy e Klin.