26
mar 2019Busca por orgânicos faz produção crescer e supermercados buscam parceiros locais
Produtos orgânicos são aqueles feitos ‘in natura’ ou processados, obtidos em sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.
Para serem comercializados, esses produtos devem ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em Cuiabá, a rede de Supermercados BigLar disponibiliza estes itens, de ao menos seis áreas de produção dentro de Mato Grosso.
De acordo com Marco Masao Sato, responsável pelo relacionamento com os fornecedores do BigLar, as folhagens são todas produzidas na região, bem como as verduras como pepino caipira, quiabo, milho verde, cebolinha verde, berinjela, chuchu, jiló e maxixe.
Alguns produtos, por outro lado, são difíceis de serem encontrados em outros locais, como a batata yakon, que tem sido muito utilizada por pessoas com diabetes e colesterol alto, devido às suas propriedades que auxiliam no controle dessas doenças; batata doce, que é utilizada por pessoas que praticam atividades físicas para ganho de massa muscular; a batata asterix, que é ideal para fritura e muito utilizada nesse tipo de processo industrial; o inhame, também conhecido como cará, que é indicado para a saúde feminina, para o coração e evita a anemia; e os ovos orgânicos, que são enriquecidos com Selênio e Ômega 3.
A Horta Terra Estrela, situada em Várzea Grande, é uma das grandes parceiras do BigLar. Ela entrega cerca de 40 itens, entre verduras, legumes e frutas. Egon Nord, O produtor orgânico, engenheiro agrônomo e proprietário da horta, afirma que o consumo aumentou muito nos últimos anos. “A parceria com o BigLar existe há quatro anos e, hoje, em torno de 95% da nossa produção é para atendê-los, já que a procura aumentou bastante”, explica.
Egon trabalha com produtores parceiros de Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Cuiabá. “A maior parte é de assentamentos rurais e agricultores familiares”. O canal de comercialização é fundamental para esses produtores”.
O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Alessandro Morbeck, destaca que a procura por produtos orgânicos está em ascensão nos supermercados. “Os supermercados são a grande fonte de produtos orgânicos ao consumidor, seguidos por lojas especializadas e feiras típicas. Nesse sentido, muitas lojas estão criando espaços específicos nas gôndolas devido a crescente procura por esses produtos, deixando de se limitar aos tradicionais hortifrutis. A tendência de crescimento é muito grande nos próximos anos”, finaliza.