22
fev 2019Aprenda a gerar tráfego qualificado em seu e-commerce
Você sabe diferenciar um simples tráfego de um tráfego qualificado? O tráfego propriamente dito engloba todos os acessos em sua loja virtual, ou seja, qualquer pessoa que acessa por qualquer motivo. Já o tráfego qualificado, corresponde às pessoas que acessam seu e-commerce com algum interesse no que você oferece.
De nada adianta ter muitos acessos se não são de pessoas que irão consumir algo – a qualidade é bem mais importante do que a quantidade. Portanto, deve-se apostar em estratégias para conquistar clientes que correspondam ao mesmo padrão de perfil do seu público-alvo (tráfego qualificado).
Assim, você conseguirá melhorar os resultados obtidos na Internet (posicionamento da marca), ter mais visibilidade e aumentar a taxa de conversão de vendas.
O ideal é guiar as estratégias. Para isso, deve-se conhecer muito bem o seu público-alvo e saber aonde ele se encontra. A partir daí, é preciso produzir conteúdo interessante, que atraia a atenção dos potenciais clientes.
Público-alvo
Quem são eles? O que eles fazem no dia-a-dia? Qual a faixa etária? Quais os hábitos e interesses? Como se comportam? Sobre o que pesquisam na internet? Quais são seus grupos sociais?
Fontes de tráfego
Depois de conhecer muito bem seu público-alvo, está na hora de encontrá-lo e aproximar-se dele. Primeiro, onde está seu público e quais redes sociais seus clientes usam?
Após responder essas questões, você pode optar pelas seguintes fontes para atrair tráfego qualificado:
- Tráfego pago: é usado para atrair potenciais clientes por meio de anúncios publicitários em plataformas específicas – por exemplo, link patrocinado;
- Tráfego orgânico: ao contrário do primeiro, esse tráfego é conquistado via anúncios gratuitos – por exemplo, blog e SEO;
- Tráfego social: como o nome já sugere, consiste em atrair os potenciais clientes pelas redes sociais do e-commerce – por exemplo, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
- Tráfego de referência: o cliente vê sua loja como referência e chega até você – por exemplo, parcerias com outras empresas e link building.
Atenção: o Google é constantemente mencionado como um dos melhores locais para gerar tráfego, mas não é o único e, muitas vezes, pode não ser o principal. Faça um mapeamento para achá-los e, dependendo do resultado, amplie suas opções de divulgação em outros locais. É muito importante estar no maior número de plataformas possíveis, para atingir mais pessoas.
Conteúdo compartilhado e com regularidade
Após conhecer seus potenciais clientes e encontrá-los, é preciso atraí-los. E como fazer isso? Com conteúdo de qualidade, originais e relevantes, que possa interessar os consumidores. A meta é ter o conteúdo compartilhado pelos seus clientes, porque isso faz sua marca chegar a mais pessoas.
Seu público se tornará engajador da sua marca, acompanhando e buscando novidades, além de compartilhar o seu conteúdo, valorizando a sua plataforma nos buscadores, que apreciam publicações com conteúdo interessante e que são postados com regularidade. Por isso, é bom investir em blog e manter as descrições dos produtos bem detalhadas.