Notícias

Alimentos orgânicos reduzem chance de câncer em até 25%

9

dez 2018

Alimentos orgânicos reduzem chance de câncer em até 25%

Um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine (Journal of the American Medical Association) mostra que a alimentação à base de produtos orgânicos reduz o risco de desenvolvimento do câncer.

Liderada pela epidemiologista Julia Baudry, do Institut National de la Sante e de la Recherche Medicale, na França, a pesquisa durou quatro anos e meio e analisou a dieta de 68.946 adultos franceses, sendo a maioria, mulheres acima de 40 anos.

Os envolvidos foram divididos em grupos de acordo com a quantidade de refeições com produtos orgânicos, incluindo frutas, legumes, carne, peixe, refeições prontas, óleos e condimentos vegetais, suplementos alimentares e outros produtos.

Foram registrados 1.340 casos de câncer entre os participantes, sendo o câncer de mama o mais frequente (459) seguido pelo de próstata (180), de pele (135), colorretal (99) e linfomas não-Hodgkin (47). De acordo com os resultados do estudo, foi notado que, aqueles que ingeriam mais alimentos orgânicos do que alimentos cultivados de maneira tradicional (com pesticidas e agrotóxicos), apresentaram 25% menos chance de desenvolver qualquer tipo de câncer, 73% menos risco de desenvolver linfoma não-Hodgkin e 21% menos chance de desenvolver câncer de mama após a menopausa.

Comentários