3
ago 20206 cuidados na hora de comprar pneus
Comprar pneus em supermercado pode? Pode, mas tomando alguns cuidados por não ter um vendedor experiente para ajudar na escolha.
A questão é que não bastam as medidas dos pneus, lá na prateleira, conferirem com as do seu carro. Ambos podem ser 185/65/15 e, o pneu vai caber no seu carro, porém há que se verificar também o índice de carga, que depende do peso do carro, a velocidade para qual o pneu foi projetado e, finalmente, a aplicação para que tipo de veículo esse pneu foi projetado: para um automóvel de passeio ou para uma picape de carga?
Atente-se para:
- Largura nominal do pneu
medida entre as paredes externas laterais do pneu;
- Relação entre largura e altura da seção
Proporção em porcentagem entre a altura da seção lateral e a largura nominal da banda de rodagem. O número “65”, por exemplo, significa que sua altura é 65% de sua largura;
- Tipo de construção
“R” para construção radial e “D” para diagonal. Quando não existe marcação, o pneu é de construção diagonal;
- Diâmetro do aro
Diâmetro nominal interno do pneu, medido em polegadas;
- Índice de carga
Código numérico associado à carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas pelo fabricante. O número 94 indica que a carga é de 670 kg;
- Índice de velocidade
Velocidade máxima na qual um pneu pode levar a carga correspondente ao seu índice de carga, nas condições de serviço especificadas pelo fabricante. Cada letra corresponde a uma velocidade em km/h, sendo “A” a mais baixa e “Y” a mais alta. No caso ao lado, “Y” indica que é possível levar uma carga de 670 kg a, no máximo, 300 km/h.