6
jul 20205 motivos para praticar natação
- Desenvolve a musculatura
Essa atividade física colabora para o desenvolvimento e a definição da musculatura dos membros superiores e inferiores, do peitoral, das costas e do abdômen.
O fortalecimento dos músculos da região central do corpo, chamada de “core”, que também engloba a pelve e a lombar, melhora a capacidade de realizar esforços físicos e mantém o equilíbrio e a estabilidade da coluna.
- Ajuda na capacidade cardiorrespiratória
Em aproximadamente 12 semanas é possível notar os benefícios promovidos pela prática regular de natação na qualidade de vida. Entre eles, a melhora da capacidade cardiorrespiratória.
O exercício melhora o condicionamento físico, a respiração, o fôlego e a resistência dos músculos, entre os quais o coração, que passa a bombear mais oxigênio por meio do sangue para todo o corpo, favorecendo o trabalho de todas as células do organismo.
- Favorece a memória e a concentração
A prática regular de exercícios aumenta a produção e a liberação de serotonina e endorfina pelo organismo, deixando o cérebro em estado de alerta e mais concentrado, melhorando a produtividade no trabalho, nos estudos e nas tarefas comuns do dia a dia.
A atividade aeróbica também aumenta a oxigenação do corpo, inclusive do cérebro, proporcionando uma maior atividade intelectual, o que também ajuda a potencializar o raciocínio.
- Melhora a autoestima
Por falar nos hormônios do “quarteto da felicidade” — serotonina, endorfina, ocitocina e dopamina, eles também podem fazer toda a diferença na autoestima de uma pessoa.
Como? Praticando atividades físicas regularmente e em boa intensidade. Fazer natação ao menos três vezes por semana, em dias intercalados, de 45 a 60 minutos por aula, incluindo aquecimento e alongamentos, é o suficiente para obter um bom condicionamento físico e estimular a produção dessas substâncias pelo tecido cerebral.
- Reduz o estresse e a ansiedade
A natação pode ser uma ótima alternativa – ou uma verdadeira válvula de escape – para combater o estresse e a ansiedade do dia a dia. O controle da respiração colabora para esvaziar a mente e manter o foco na atividade esportiva, afastando os problemas cotidianos.
A liberação dos hormônios do “quarteto da felicidade”, por sua vez, promove sensações de bem-estar, felicidade e relaxamento.
O som da respiração aliado à paz embaixo d’água, assim como as ondulações da piscina, também auxiliam a relaxar o corpo, aliviar dores, diminuir a tensão, acalmar a mente e melhorar o humor.