21
maio 20204 atitudes para reduzir a produção de carbono
A sustentabilidade não deve ficar restrita apenas à vida doméstica; levá-la para o ambiente empresarial pode fazer grande diferença. A emissão de carbono é hoje uma das causas do aquecimento do planeta.
Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para diminuição da emissão do gás, confira:
- Faça compostagem
Se sua empresa tem cozinha/praça de alimentação, separar os resíduos pode fazer toda a diferença. Crie estações de coleta com lixeira para recicláveis, rejeitos e para o resíduo orgânico. O reciclável você pode encaminhar para a coleta da prefeitura ou para uma associação de catadores. Já o orgânico, deve ser encaminhado para a compostagem.
Nesse caso, você pode ter na empresa sua própria composteira ou pode procurar uma empresa que faça o serviço. Ao compostar os alimentos orgânicos, ao invés de emitir carbono e metano, que seria o caso enviando os orgânicos para aterro, você fixa o carbono no solo, ajudando muito para alcançar a neutralização desse elemento.
- Incentive meios alternativos de locomoção
Sugira caronas coletivas, afinal um carro na rua é melhor do que cinco carros indo para o mesmo lugar. Incentive o uso de bicicletas, instale bicicletários e deixe um espaço reservado para o conforto de quem opta por este modal.
- Adote uma área de floresta/Plante árvores
Tem um espaço legal na sua empresa? Que tal plantar árvores? Elas são filtros naturais de CO2 e ajudam no controle da emissão desse gás na atmosfera. Se você não puder fazer isso, adote florestas! A organização “Iniciativa Verde” faz o plantio de árvores em áreas desmatadas do Sistema da Cantareira, um dos principais mananciais do Brasil.
- Conheça o programa “Carbon Free”
Esse programa também foi desenvolvido pela “Iniciativa Verde”, com o objetivo de compensar a emissão de gases de efeito estufa (GEE), decorrentes de qualquer atividade humana: produções, serviços, construções ou eventos. Esse tipo de projeto também é conhecido como Compensação de carbono e/ou Neutralização de carbono.