6
jan 202010 espécies de plantas não tóxicas para pets
Quer saber quais plantas você pode cultivar sem medo? Elaboramos uma lista com as famosas “pet friendly”. Confira!
- Samambaia
Não é à toa que a primeira planta da nossa lista é a samambaia, uma das queridinhas da decoração de interiores. Ela possui folhas grandes que têm um caimento incrível e não representa risco algum ao seu pet, seja ele gato ou cachorro.
- Bromélia
A bromélia é uma das flores mais bonitas que existem por aí. Por isso, se você a cultivar em meio às outras plantas, vai reparar em como a cor viva das pétalas se destaca. Além disso, ela não precisa de muita luz para crescer e sobreviver, então você pode deixá-la dentro de casa (mesmo que em um cantinho com sombra), perto do seu bichinho de estimação.
- Violeta Africana
A violeta africana é uma plantinha pet friendly que floresce o ano todo. Mas atenção: ela não pode ficar em um local com exposição direta ao sol, senão as folhagens acabam ressecando. O melhor a se fazer é deixá-la em um vasinho dentro de casa, e não no quintal ou janela junto com as outras plantas.
- Orquídea
Quem já andou pelos jardins abertos da Europa, com certeza já viu uma plantação só de orquídeas coloridas. Ela é pet friendly e, na maioria das vezes, os cães e gatos nem dão muita bola para ela – então são grandes as chances de ela ficar intocável e sempre bonita.
- Camomila
A flor de camomila tem um aroma tão poderoso que, inclusive, acaba sendo usada no preparo de chás e remédios fitoterápicos. Para seu cão ou gatinho, ela também tem uma função interessante: é ótima para manter insetos (como os temidos mosquitos e pulgas) bem longe do animal. Por isso, de vez em quando, pode até esfregar uma folhinha no dorso do bicho.
- Lavanda
Mais uma planta que vai perfumar a sua casa e dar um toque violeta ao jardim. A lavanda, assim como a camomila, tem uma convivência ótima com os pets, porque também afasta os insetos e ainda cria um ambiente mais cheiroso e tranquilizante. Você pode cultivar essa planta tanto dentro de casa (em um vasinho) quanto no quintal.
- Suculenta Zebra
A suculenta zebra é uma daquelas plantas clássicas de apartamento. Isso porque ela não precisa de muita luz ou água e é super fácil de cuidar (você precisa regar só uma vez por semana). Mas o mais interessante dessa planta é que ela possui listras brancas que dão um toque especial e ficam lindas no jardim interno. Só tome cuidado para não a confundir com a aloe vera, que é uma espécie semelhante, mas tóxica para os bichinhos.
- Alecrim
O alecrim faz parte do time das plantinhas aromáticas “bffs” dos animais. Ele tem um cheiro incrível e é muito usado, inclusive, como tempero. E os benefícios não param por aí: ele pode até ser usado como ingrediente em receitas caseiras para cachorros, porque contém bastante vitamina C e óleos essenciais que fazem bem para o pet.
- Girassol
É difícil encontrar alguém que não goste da flor de girassol. Além de linda, ela representa energia, vida e ainda fornece sementes muito usadas pela culinária. Se você é daquelas apaixonadas que sempre quis ter um girassol em casa, pode ficar tranquila que ela não vai fazer mal algum ao seu amigo de quatro patas.
- Bambu
Para finalizar essa lista de plantinhas incríveis, nada melhor que o bambu. Apesar de não contar com flores exóticas, ele é muito usado para fazer enfeites caseiros, como molduras e até mesmo cercas de jardim. Então, se você tem essa vocação e quer ter uma plantinha multiuso, o bambu é a escolha perfeita! E caso você pegue o seu gatinho roendo essa planta, pode ficar tranquilo que ela é totalmente atóxica.