Notícias

Sensor auxilia nadadores cegos na travessia da piscina

19

set 2019

Sensor auxilia nadadores cegos na travessia da piscina

A prática de esportes para quem tem algum tipo de necessidade especial exige certas adaptações. No caso da natação, os atletas com deficiência visual recebem a ajuda de seus técnicos a partir do tapper – um bastão com ponta de espuma que serve para bater levemente nas costas dos nadadores para avisá-los de que a borda da piscina está próxima.

Pensando no desempenho desses atletas, um grupo de estudantes do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação da PUC-MG elaborou o E-tapper – um aparelho que busca facilitar a travessia da raia para os deficientes visuais.

O dispositivo, produzido a partir de uma placa de arduíno e de um sensor ultrassônico, se assemelha a um sensor de ré veicular. Ele começa a apitar quando o nadador está a três metros da borda e vai aumentando sua cadência à medida que o atleta se aproxima mais.

E-tapper pode, ainda, ganhar novas funções. Segundo os responsáveis pelo projeto, o aparelho pode ser útil também na prática de outros esportes ou na realização de diversas atividades diárias.

Comentários