Notícias

Pneu murcho está entre as possíveis causas do maior consumo de combustível

24

abr 2019

Pneu murcho está entre as possíveis causas do maior consumo de combustível

Se as idas ao posto de gasolina para abastecer o seu carro estão sendo cada vez mais frequentes, fique alerta: seu carro pode estar com problemas. Para ter certeza disso, basta usar a famosa equação de quilômetros percorridos dividido por litros de combustível consumidos para obter a tal média de km/l. Se o número for muito baixo, fique atento. O site O Dia reuniu alguns itens que podem contribuir para esse desempenho ruim do carro. Confira:

Modo de dirigir

A forma de condução do carro influencia muito no consumo. Procure trocar a marcha em rotações mais baixas, sem forçar o motor em situações desnecessárias. A famosa “banguela”, prática de andar em ponto morto, não economiza combustível. Ande sempre com o carro engrenado, mesmo em declives, para melhorar o consumo.

Pneus

A calibragem dos pneus é importante tanto para o conforto a bordo quanto para o consumo de combustível. Procure a etiqueta com a pressão correta para os pneus (ela costuma ficar na parte interna das portas ou até mesmo na parte interna da tampa de combustível). O pneu vazio exige mais força do motor para movimentar o carro e, consequentemente, maior consumo de combustível.

Sonda lambda

A sonda lambda, também chamada de sensor de oxigênio, tem como função principal analisar a mistura ar x combustível produzida durante a combustão do motor. Caso ela esteja com problema, a informação errada sobre a mistura de combustível para a central do motor irá demandar injeção a mais de combustível na câmara de combustão, sem necessidade. Com isso, o consumo aumenta.

Velas de ignição

A vela é de suma importância para o sistema de ignição do carro, produzindo as faíscas para a combustão. Acontece que, caso esteja com problema, a produção de centelhas será comprometida, afetando a queima de combustível. O que acontece basicamente é que nem todo combustível injetado na câmara de combustão é queimado, sendo descartado com outros gases no escapamento.

Para compensar essa queima irregular, o sistema de ignição injeta mais combustível para normalizar o sistema e produzir a força que o carro precisa. A troca das velas é recomendada a cada 20 mil quilômetros, mas é bom revisar esse componente uma vez por ano pra não ter problemas. E não se esqueça dos cabos.

Bobina

A bobina é responsável por gerar a corrente necessária para a queima de combustível. Em caso de problema, o sistema pode apresentar falhas, como perda de potência e consumo exagerado. Sem tensão suficiente para queimar o combustível, ocorre um aumento da quantidade injetada de gasolina ou etanol.

Filtro de ar

Responsável por filtrar o ar que entra no motor para a combustão, o filtro pode aumentar o consumo de combustível por dois motivos. O primeiro é que impurezas podem passar pelo filtro velho e entrar junto com o ar na câmara de combustão, prejudicando a queima e obrigando o motor a injetar mais combustível. A segunda é o entupimento do filtro, prejudicando a entrada de ar e forçando as velas e o motor. O prazo de troca varia de 10 a 15 mil quilômetros, mas se no seu trajeto diário há sempre muito engarrafamento, é recomendado efetuar a troca na metade do tempo.

 

Comentários