Notícias

Descubra o motivo das bolhas ou espuma na piscina

19

abr 2019

Descubra o motivo das bolhas ou espuma na piscina

Com um certo desequilíbrio na água, podem surgir bolhas ou espuma. Isso não significa que ela esteja contaminada ou suja, mas é preciso fazer um tratamento para elevar a sua qualidade aos níveis adequados e recuperar seu visual cristalino.

As bolhas e a espuma surgem por diversos motivos, como: presença de matéria orgânica em excesso, baixos níveis de cloro livre, oleosidade na água, produtos químicos em excesso, nível de pH muito alto, formação de algas ou nível de cálcio muito baixo.

Como remover?

A remoção das bolhas e da espuma na piscina é feita principalmente pelo skimmer. Sendo assim, se ele não estiver funcionando corretamente ou se estiver sujo, pode ser justamente essa a causa do problema. Então, verifique se está tudo certo e faça os devidos reparos.

Também é possível realizar essa tarefa de forma manual com a peneira, mas, se ela não for fina o suficiente para reter as bolhas e a espuma, você pode fazer isso com um pano. Lembre-se de que essa medida serve apenas para retirar os resíduos da água, mas se ela não for tratada, eles reaparecerão.

Por isso, é preciso adotar o tratamento adequado de acordo com aquilo que esteja originando esse problema. Sendo assim, identifique a causa.

Nível de cálcio muito baixo

Com um kit de teste, faça a verificação do nível de cálcio. Ele precisa estar entre 200 e 400 ppm (partes por milhão) — se estiver abaixo do mínimo, use um aumentador. Cerca de 1 kg do produto para cada 10.000 L de água eleva 5 ppm, então, ajuste de acordo com a necessidade da piscina.

Formação de algas

Se o problema for causado por algas, é possível solucioná-lo por meio da aplicação de um produto oxidante e de cloro em uma dosagem de choque. Gradativamente, as bolhas e a espuma desaparecerão.

Oleosidade

Ocorre principalmente por causa da presença de bronzeadores, hidratante ou protetor solar na água. Nesse caso, o problema pode ser revertido com a aplicação de um produto oxidante ou um eliminador de oleosidade, sempre seguindo a recomendação do fabricante.

pH elevado

Se as medições acusarem que o pH está elevado demais, ou seja, acima de 7,6, deve-se reduzi-lo com um produto específico. Lembre-se de que a alcalinidade precisa ser medida e regulada entre 80 e 120 ppm, porque ela interfere no nível do pH.

Produtos químicos em excesso

Quando o problema é causado pelo limpa bordas, ele é momentâneo e, em algumas horas, desaparece completamente. Porém, se for o caso do uso excessivo de algicida ou da combinação de produtos como cloro, barrilha e algicida, nem sempre é possível revertê-lo. Apenas devemos aguardar passar o efeito.

Comentários