18
fev 2019Juros do cartão de crédito são os menores em dois anos
As taxas de juros das operações de crédito foram reduzidas pela décima primeira vez em janeiro de 2019, sendo que a última elevação foi em fevereiro de 2018. Isso aconteceu mesmo o Banco Central não tendo alterado a taxa básica de juros (Selic) em sua última reunião do Copom.
Para Miguel José Ribeiro de Oliveiro, diretor executivo de estudos e pesquisas da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), essa redução pode ser atribuída aos seguintes fatores:
– Melhora do cenário econômico com crescimento da economia, o que reduz o risco da inadimplência.
– Taxas de juros e spreads em patamares elevados, possibilitando a redução mesmo com a manutenção da Selic.
Oliveira acredita que para os próximos meses, a tendência é que as taxas de juros continuem sendo reduzidas, levando em consideração a melhora do cenário econômico com menor risco de crédito e o fato das atuais taxas de juros das operações de crédito estarem elevadas.
Porém, existe igualmente o risco das taxas de juros voltarem a se elevar nos próximos meses. O diretor declara que “frente às incertezas econômicas que vem pressionando a cotação do dólar, bem como fatores externos, notadamente, o quadro econômico em algumas economias emergentes (Argentina, Turquia e África do Sul), a elevação dos juros americanos, a guerra comercial EUA x China, Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) e o fato do Banco Central ter sinalizado a elevação da taxa básica de juros, tudo pode acontecer”.
Pessoa Física
Segundo a Anefac, a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,05 ponto percentual no mês (0,98 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,59% (0,82% em doze meses) passando de 6,79% ao mês (119,97% ao ano) em dezembro de 2018 para 6,75% ao mês (118,99% ao ano) em janeiro de 2019. A Anefac alega que essa é a menor taxa de juros desde março de 2015.
Pessoa Jurídica
Já a taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês (0,53 ponto percentual no ano), correspondente a uma redução de 0,84% (1,01% em doze meses), passando de 3,57% ao mês (52,34% ao ano) em dezembro de 2018 para 3,54% ao mês (51,81% ao ano) em janeiro de 2019. De acordo com a associação, essa é a menor taxa de juros registrada desde novembro de 2014.