Notícias

Capital de giro: como utilizar de forma inteligente

3

jan 2019

Capital de giro: como utilizar de forma inteligente

A Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista) preparou algumas dicas sobre capital de giro e a sua importância para a saúde financeira da empresa. Entenda o que é este recurso e quais seus usos, entre outros assuntos paralelos que ainda são incertos para alguns empresários, principalmente, os que estão no mercado há pouco tempo.

Como calcular o capital de giro que a empresa precisa?

Para calcular o valor de capital de giro necessário para a manutenção do negócio, o empresário deve saber quanto tem reservado para esse fim e quanto será preciso para cumprir todas as obrigações no prazo de pagamento. Na prática, isso significa que o valor aplicado é composto pelas contas a receber dos clientes e pelos estoques de matéria-prima, produtos acabados e mercadorias. Já para saber o total necessário para cobrir os dispêndios, devem ser considerados pagamentos para fornecedores, impostos e demais despesas fixas, como aluguel, água, luz e salários.

Os investimentos entram no capital de giro?

Esse ainda é um erro comum entre os empreendedores. O valor reservado para capital de giro nunca pode ser usado para investimento em expansão da empresa, compra de máquinas ou projetos de inovação. Como o próprio nome diz, a função do capital de giro é fazer a empresa “girar”, ou seja, movimentar a rotina do negócio. O empreendedor que usa o capital de giro para financiar projetos corre o risco de não ter como pagar suas obrigações.

Como proceder no caso de as contas não fecharem?

Se por alguma dificuldade a empresa não puder cumprir seus pagamentos, é possível adquirir um crédito em entidades financeiras. O empréstimo para capital de giro é uma das modalidades mais comuns no mercado, com linhas de facilidades exclusivas.

Seguindo as dicas acima e recorrendo a instituições de fomento com juros baixos em caso de necessidade, as empresas tendem a ter boas condições financeiras. De acordo com a Desenvolve São Paulo, manter o equilíbrio das contas é muito relevante para se programar para investimentos futuros em produção, compra de máquinas, contratação de funcionários e até mesmo em projetos de inovação, imprescindível para concorrer no mercado atual.

Comentários