20
dez 2018Consumidores empoderados mudarão o cenário do varejo global
A nova análise da empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International, “Retail in the Age of the Empowered Consumer”, identifica um novo tipo de consumidor que mudará o futuro do cenário global de varejo: o Consumidor Empoderado.
Com amplo acesso à tecnologia, o Consumidor Empoderado lê e escreve resenhas de produtos ou serviços, compara preços online e interage com empresas via redes sociais.
26% dos consumidores em todo o mundo são classificados como Consumidores Empoderados. Destes, 52% tem menos de 35 anos. A juventude desse grupo indica que seus comportamentos continuarão à medida que envelhecem e influenciarão o comportamento de seus filhos, a próxima geração de consumidores.
Segundo a head da Pesquisa de Varejo da Euromonitor International, Michelle Grant, conveniência é um fator importante na experiência de compra dos Consumidores Empoderados. Eles preferem dispositivos móveis para realizar suas compras: 74% deles compram por meio de smartphones, enquanto somente 44% dos Consumidores-Não-Empoderados fazem o mesmo.
“Eles querem economizar tempo e poder comprar a qualquer hora e de qualquer lugar. Eles também esperam a mesma experiência de compra seja qual for o canal, portanto, é importante que os varejistas adotem a omnicanalidade para atender às suas necessidades”, comenta Grant.
Consumidores Empoderados são cinco vezes mais inclinados a escrever uma resenha de um produto ou serviço do que os Consumidores-Não-Empoderados; portanto, as empresas que não conseguem atender às expectativas do Consumidor Empoderado podem sofrer consequências mesmo após a conclusão da compra.
“As marcas e varejistas não controlam mais as informações disponíveis sobre seus produtos e serviços. Consumidores Empoderados podem ser os melhores clientes e embaixadores da marca, ou podem ser o pior pesadelo, espalhando negatividade sobre a empresa ”, conclui Grant.