14
dez 2018Ovo de galinha caipira é orgânico?
Matéria veiculada no programa “Globo Rural” destaca uma criação de galinhas livres, sob o chamado sistema “cage free” – ou seja, não ficam em gaiolas e podem expressar seu comportamento natural. Porém, isso não quer dizer que elas produzem ovos orgânicos.
O site G1 montou um guia que diferencia os vários tipos de ovos, com informações cedidas pelo veterinário e professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Bruno Antunes Soares, especialista em aves.
Ovo industrial (ou “de granja”): é o ovo de galinhas de linhagens geneticamente melhoradas, criadas em gaiolas e que recebem uma alimentação balanceada, com ração à base de insumos como milho e soja transgênicos. O ambiente, a nutrição e a sanidade dessas aves são controlados.
Ovo “cage free”: é o ovo de galinhas industriais que não são criadas em gaiolas. Elas têm ninhos, poleiros, recebem uma alimentação balanceada e ficam em ambientes com luminosidade controlada. A ideia é prover um sistema de confinamento, mas que permita à ave expressar seu comportamento natural, com espaço para ciscar, por exemplo.
Ovo caipira: a galinha caipira é uma ave de raça rústica, criada em ambiente com uma instalação fechada (aviário ou galinheiro), mas que tenha também uma área aberta de pasto (para cada ave, deve ser oferecido 0,5 m² de área). A ração da galinha caipira não deve conter nenhum pigmento artificial e ela deve se alimentar também de verduras, ervas e legumes. Por comer folhas verdes e milho, a galinha ingere naturalmente um pigmento que deixa a gema do ovo mais alaranjada.
Ovo orgânico: é o ovo da galinha criada de forma similar à da galinha caipira, mas que só pode ser alimentada com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos. É o único tipo de ovo de galinhas que não podem receber medicamentos como antibióticos e promotores de crescimento. O conceito de orgânico também determina que a criação respeite o meio ambiente, sem causar danos ao solo, ar e outras culturas de produção.