22
out 2018Alunos do IMT elaboram fórmulas de cosméticos com base em alimentos
O mercado de cosmético cresce a cada ano e novos produtos são lançados a todo momento. Pensando em trazer alternativas sustentáveis para os consumidores, alunos do curso de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram como projetos de conclusão de curso opções que levam alimentos em suas composições.
Muitos produtos de higiene pessoal como esfoliantes, cremes, pastas de dente, entre outros, contêm em suas formulações micropartículas plásticas, que não conseguem ser filtradas nos sistemas de tratamento de esgoto por conta do tamanho. Para resolver esta questão, um grupo desenvolveu o MicroRICE, que tem como principal objetivo substituir o plástico por cascas de arroz.
Anteriormente, um grupo de alunos utilizou resíduos de cacau para produzir o Color Retouch, uma tinta semipermanente para retoque da raiz do cabelo. Além de não trazer amônia nem água oxigenada em sua composição, o produto ainda é marcado pela fragrância do cacau, o que acaba reduzindo o custo da fórmula. Outro grupo apostou nas propriedades antioxidantes do chuchu para formular cremes hidratantes corporais à base de ingredientes naturais.
Todos os projetos serão apresentados durante a Eureka 2018, evento que ocorre no Instituto Mauá de Tecnologia, entre os dias 26 a 28 de outubro, no campus de São Caetano do Sul. A entrada é gratuita e aberta ao público.