Notícias

Mochila pesada ou mal ajustada pode causar sérios danos à saúde das crianças

11

mar 2018

Mochila pesada ou mal ajustada pode causar sérios danos à saúde das crianças

Personagens famosos da televisão, super-heróis, lindas bonecas, cores vibrantes. Na grande maioria das vezes, o que leva as crianças e adolescentes a escolher um modelo de mochila pouco tem a ver com sua praticidade, ou mesmo com as necessidades da fase específica pela qual elas estão passando na escola.
Cabe, portanto, aos pais, ficar atentos na hora de comprar o modelo para o novo ano, levando em conta o que sugerem os especialistas. De acordo com os ortopedistas, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança – o que significa, por exemplo, que um garoto de 25kg não deve carregar mais do que 2,5kg de material.
Isso porque, quando este limite é ultrapassado, podem acontecer danos à saúde das crianças. A principal queixa nos consultórios, por exemplo, é de dores nas costas, braços e ombros, especialmente entre aqueles estudantes que precisam caminhar longas distâncias até chegar ao colégio.
Mochilas com duas alças largas e acolchoadas são as mais recomendáveis, já que distribuem o peso de maneira equilibrada e confortável nos ombros. O cinto abdominal que vem acoplado à maioria dos modelos também pode ser uma ajuda adicional.
Outra dica importante dos especialistas é para que as crianças e adolescentes regulem a mochila de modo que ela fique na altura da cintura, terminando no início da região glútea. E, se o modelo escolhido for uma mochila de rodinhas, a recomendação é para que a alça da mala esteja também em uma altura adequada, bem como, se for possível, evitar terrenos muito irregulares, para que o esforço de carregar e puxar a mochila não provoque lesões nos braços.

Comentários