28
nov 2017Como calcular a quantidade de comida e bebida por convidado para as festas de fim de ano
As festas de fim de ano estão chegando e com elas mil coisas para resolver. Os preparativos vão desde a lista de convidados até a escolha do menu e a quantidade de comidas e bebidas para preparar e servir.
Pensando em facilitar a vida e a organização das comemorações de Natal, Ano Novo, happy hours e confraternizações, o Paladar do Estadão preparou um manual com dicas e sugestões de como preparar as festas de fim de ano. O primeiro tema escolhido foi como calcular a quantidade de comida e bebida por pessoa para evitar a falta ou o desperdício. Confira as dicas para já ir se planejando:
1. Para começar, é preciso saber primeiro o estilo da festa, o perfil dos convidados e, principalmente, o quanto está disposto a investir. Como tudo na vida, é preciso ter bom senso. A quantidade de salgados, sobremesas, bebidas e até de gelo, vai depender destes fatores.
2. Chegou a hora de definir o cardápio. Antes de tudo, é essencial fazer a lista de convidados, pois o número de pessoas já vai ajudar a escolher o tipo de menu. Para definir o cardápio é preciso levar em consideração o horário da festa, pois no almoço as pessoas costumam comer mais, e, além disso, o evento dura mais tempo do que um jantar. Neste caso é preciso reforçar a quantidade de comida.
3. É mais fácil acertar na conta quando é servido um tipo de prato apenas. Isso porque, quanto mais opções tiver, mais os convidados vão querer experimentar. O problema é que, se dobrar a quantidade, corre o risco de sobrar muita comida. A solução é aumentar apenas 30% na conta geral.
4. Como calcular a quantidade de comida: massa recheada é uma ótima opção. O cálculo deve ser feito da seguinte forma: 200g de massa e 200 ml de molho por pessoa (ou 1 litro de molho para cada 1 kg de massa). No caso da massa seca, o cálculo deve ser de 100g de massa (depois de cozida, o peso aumenta) e 250 ml de molho por pessoa (a seca pede mais molho que a recheada). Caso a opção seja servir uma massa acompanhada de proteína (carne, ave ou peixe) deve ser considerada a conta de 120g de massa e 180g de proteína por pessoa.
5. Ave, peixe ou carne também tem tudo para agradar. Para um prato de carne com acompanhamentos a quantidade por pessoa é de 200g de proteína e 160g de guarnição. As opções podem ser farofa (60g) e arroz (40g) cru por convidado. Caso a proteína esteja acompanhada de uma massa, a conta é 120g de massa e 180g de carne, ave ou peixe para cada um.
6. Como calcular a quantidade de sobremesa: para mais de uma opção o indicado é contar uma porção de doce para cada convidado. Se uma delas for sorvete, a sugestão é aumentar a dose, pois sempre sai mais, principalmente após o churrasco ou de uma refeição mais pesada. Cada pessoa come, em média, 120g de sobremesa, se tiver apenas uma opção (exceto no caso do sorvete). Se forem várias, o correto é calcular 60g por pessoa, uma fatia de cada torta ou bolo e 30g de fruta para cada convidado. O sorvete sendo a única opção a ser servida, deve ser calculado 150g por convidado.
7. Como calcular a quantidade de bebida:
vinho: uma garrafa (750 ml) rende 6 taças. Para ter uma base de cálculo, deve considerar uma garrafa de branco ou tinto para 2 pessoas. No caso de servir vinho e espumante, fica 1 garrafa de vinho para cada 3 pessoas e 1 de espumante para cada 4.
espumante: servida à noite, calcular 1 garrafa para 2 pessoas. Se for apenas para brinde ou recepção, 1 garrafa para 6 convidados.
cerveja: considerar de 3 a 4 latas de 300 ml por pessoa. Para chope, calcular calcule 1,5 a 2 litros por pessoa (20 litros de chope rendem 66 copos de 300 ml).
Na hora de contabilizar a quantidade de água (com ou sem gás) é preciso fazer uma estimativa de 500 ml por pessoa. No caso dos refrigerantes e sucos o número é de 300 ml por pessoa.
8. Como calcular a quantidade de comida para um churrasco, lembrando que a quantidade para homens e mulheres é diferente:
carnes: calcular 400g para cada convidado homem e 200g para cada mulher.
guarnições: 200g por pessoa, distribuídos entre as diferentes opções, como arroz, farofa, vinagrete, pão de alho.
carvão: 1 saco de 5 kg para 6 kg de carne.
9. Como calcular a quantidade de gelo: para gelar bebidas o cálculo a ser feito é 10 kg de gelo + 550g de sal grosso + 500 ml de álcool. A sugestão é começar a gelar as bebidas quatro horas antes do início da festa. Para uma reunião com 20 pessoas, o ideal é ter 4 sacos de gelo de 5 kg. Drinques: 1 kg de gelo para cada litro de bebida destilada.