24
jul 2017Campanha vai estimular consumo do calçado brasileiro
Serão definidos nas próximas semanas os detalhes da campanha de valorização do calçado brasileiro e incentivo ao consumo que a indústria e o varejo pretendem realizar ainda neste semestre, em nível nacional.
Reunidos em São Paulo, durante a Francal 2017, dirigentes da Abicalçados e da Ablac, fabricantes e lojistas decidiram promover uma campanha publicitária conjunta para informar e estimular o consumidor a comprar calçados especialmente em lojas físicas, o canal de vendas mais atingido pela crise econômica e pelos novos hábitos de consumo das famílias brasileiras.
A campanha terá inicialmente caráter institucional e vai apresentar o potencial econômico da cadeia produtiva, que está presente em todos os Estados brasileiros e é grande geradora de empregos e impostos. No segundo momento, serão desenvolvidas ações para aumentar as vendas do varejo físico à véspera de datas promocionais do calendário anual, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
O mote da campanha é o fato de o calçado ser uma excelente opção de presente para todas as faixas etárias e classes sociais. “Queremos fazer com que o calçado, que hoje está em quarto ligar nas intenções de compra, suba para a segunda ou até mesmo a primeira posição”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac). Marcone Tavares cita a variedade de modelos à disposição nas lojas, as facilidades de pagamento e a reação positiva de quem recebe um calçado de presente como atrativos que podem levar ao aumento das vendas.
Conforme Marcone, as ações serão coordenadas por um comitê a ser formado por integrantes da indústria, do varejo e de setores afins. A expectativa do presidente da Ablac é de que seja possível iniciar em outubro a primeira etapa da campanha, com o objetivo de aumentar as vendas do varejo para o Natal 2017.