Notícias

Plástico Brasil realiza ação para promover educação ambiental relacionada à reciclagem do plástico

20

mar 2017

Plástico Brasil realiza ação para promover educação ambiental relacionada à reciclagem do plástico

Numa iniciativa da Plastivida, Instituto Brasileiro do PVC, ABIMAQ, ABIQUIM e Informa Exhibitions, e com apoio da Pavan Zanetti, Piovan, Romi e Wortex Máquinas, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março, no São Paulo Expo, realiza o Recicla Plástico Brasil, uma ação com objetivo de disseminar a educação ambiental em torno da reciclagem do plástico e sua reutilização, bem como promover a sua imagem.
O projeto, que conta com o apoio institucional da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, mostra o ciclo de vida dos plásticos e como ele participa do dia a dia das pessoas. O Recicla Plástico Brasil também destaca a coleta seletiva dos plásticos, usando o estande como modelo para simular a coleta seletiva de uma cidade, formatada com a responsabilidade compartilhada entre prefeitura, sociedade civil, indústria e varejo, nos moldes da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Ações práticas e conhecimento
O estande do Recicla Plástico Brasil valoriza as aplicações dos plásticos nos diversos setores da sociedade e está ambientado de forma a expor produtos feitos em plástico. O espaço simula ambientes como cozinha, sala/home office (ambientação, mobília e decoração utilizando o plástico), área para lazer e brinquedos, com grama sintética, mobiliários plásticos, brinquedos, deck de madeira plástica e materiais esportivos, e uma área médica com os produtos de plástico, como frascos de medicamentos, próteses, bolsas de sangue e seringas, entre outros. Um modelo de bicicleta feita com quadro de plástico reciclável da Muzzicycles fica exposto no estande do Recicla Plástico Brasil.
Convidados da Plástico Brasil podem fazer visitas guiadas ao estande para obter uma visão mais detalhada do processo de reciclagem dos plásticos e sua aplicabilidade nos diversos segmentos da economia.
Simultaneamente e de forma complementar, o espaço roda uma linha de reciclagem e transformação do plástico, que funciona ao vivo dentro da feira. Neste espaço, os resíduos gerados no evento são selecionados, tratados, moídos e transformados em novos produtos reciclados. Os equipamentos que integram a linha são de última geração, com tecnologia de ponta que garante mais produtividade e homogeneidade aos grãos, e, consequentemente, a qualidade do produto final.
O Recicla Plástico Brasil conta também com a promoção de conteúdo e conhecimento, com a realização de dois workshops. No Workshop de Sustentabilidade palestrantes abordam temas como o Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo; Estudo de Ecoeficiência de Janelas de PVC; Programa Atuação Responsável – Melhoria Contínua da Indústria Química; Reciclagem de EPS; Sistema Completo de Reciclagem de Material Pós-Consumo.
No Workshop Mobiliários Adaptados em PVC para Crianças com Disfunção Neuromotora, profissionais convidados aprendem a usar produtos de PVC para confeccionar mobiliários adaptados a crianças com disfunção neuromotora (cadeiras, mesas, andadores). Além da oficina de construção do mobiliário, a programação inclui palestra.

Mais sustentabilidade
O Recicla Plástico Brasil conta ainda com outras atividades, que acontecem durante a feira.
Reciclagem de credenciais: as credencias da feira, confeccionadas em plástico, estão sendo coletadas em máquinas de Papa Cartão localizadas na saída do pavilhão e no estande do Recicla Plástico Brasil. Esse material será destinado à reciclagem, viabilizando a fabricação de porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas e outros, que ficarão expostos no estande do projeto.
Reciclagem de EPS: há no estande do Recicla Plástico Brasil um espaço dedicado exclusivamente ao EPS, em que é demonstrado como uma degasadora retira o ar do material reduzindo seu volume e eliminando o principal entrave para reciclagem do EPS. Há também uma exposição de produtos fabricados a partir de EPS reciclado.
Projeto Tampinha Legal: lançado no 2º Congresso Brasileiro do Plástico, o projeto foi idealizado pela Plastivida em parceria com o Sinplast, Simplás e Simplav, e tem como objetivo incentivar coleta de tampas plásticas de garrafa para que sejam reutilizadas e recicladas. Ao final da Plástico Brasil, o material reciclado será recolhido pela Recicladora a fim de gerar recursos que viabilizem a produção de mobiliários adaptados para crianças com disfunção neuromotora.

Comentários