Notícias

Secretaria de Agricultura SP ensina receitas leves e nutritivas

8

fev 2017

Secretaria de Agricultura SP ensina receitas leves e nutritivas

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), disponibiliza uma série de receitas leves, saudáveis e práticas no seu canal de vídeos do YouTube Alimentação Saudável.
A proposta é ajudar a população a manter o nível de nutrientes, a hidratação e a energia do corpo durante a estação mais quente do ano. São mais de 40 receitas com passo a passo de saladas, pratos principais, bebidas e até mesmo guloseimas preparadas de forma saudável, com alimentos da época e provenientes da agropecuária paulista.
O cardápio foi elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria, que atua no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), ligado à Codeagro.
De acordo com a nutricionista do Cesans, Milene Massaro, nas receitas são considerados o equilíbrio de nutrientes necessários durante o Verão e o incentivo à criatividade, à praticidade e à economia na hora de preparar os alimentos. “Nas receitas salgadas, por exemplo, priorizamos o uso de ervas aromáticas frescas, para dar sabor, em substituição aos temperos prontos, o que contribui para reduzir os níveis de sódio e gorduras utilizadas no dia-a-dia”, explica.
Uma das dicas de vídeos do canal para se alimentar com qualidade e praticidade são as receitas de saladas no pote, que podem ser preparadas com antecedência e conservadas em geladeira até o consumo. Para aproveitar integralmente frutas e legumes, a receita de sorvete de banana com casca é uma opção de lanche rico em nutrientes. No caso das crianças, o canal traz sugestões como picolé de frutas, brigadeiro de inhame, pipoca e pizza fingida.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o trabalho realizado pela pasta visa a incentivar uma alimentação variada, composta por hortaliças, grãos, leites, carnes e outros produtos provenientes da agropecuária paulista. “Com isso, ganha a população, que tem mais saúde e qualidade de vida, e ganha o produtor paulista, que aperfeiçoa seu trabalho, aumenta a produtividade e gera renda e emprego no campo, conforme nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, ressaltou.

Comentários