Notícias

Escolha da grama deve levar em conta ambiente e tipo de uso

4

fev 2017

Escolha da grama deve levar em conta ambiente e tipo de uso

O gramado costuma cumprir o papel principal de um jardim. Para mantê-lo sempre verdinho e bonito, basta observar alguns cuidados e adequar a espécie mais apropriada ao projeto. Depois disso, é só relaxar e apreciar a paisagem. Confira aqui alguns tipos de gramados e dicas de como cuidar.
A Grama-amendoim, segundo a revista Casa e Jardim, é ideal para canteiros e áreas de pouca passagem. A folhagem é de crescimento rápido, que forma um denso colchão e apresenta pequenas inflorescências amarelas na primavera e no verão. É bastante resistente a secas e encharcamentos, e precisa ser plantada em ambiente com sol ou meia sombra.
Para regiões litorâneas, a espécie mais adequada é a grama-santo-agostinho, pois tolera a salinidade do solo, além de ser rústica e resistente ao frio e à sombra. Possui folhas verdes e levemente azuladas e lisas, com pontas arredondas. É de médio porte e exige sol ou meia sombra.
Para lugares de frequente acesso, como áreas residenciais e playgrounds, o ideal é a grama-esmeralda, que enraíza com facilidade e é resistente a aridez e a solos alcalinos e ácidos. Tem necessidade de sol.
Para casa de campo, que costuma apresentar um grande gramado, a escolha certa é a grama-são-carlos, resistente a pragas e ervas daninhas, solos encharcados e ao pisoteio. Tem crescimento lento e precisa de sol ou meia sombra.

Comentários