23
jan 2017Alho negro: do Oriente para o mundo
Há muitas décadas o Alho Negro é consumido na Coréia, Tailândia e Japão por ser um alimento riquíssimo em antioxidantes, ajudar no combate ao colesterol e, também, possuir propriedades anticancerígenas. Mesmo existindo há tanto tempo, seu uso na culinária é recente. Há quem diga que os japoneses foram os primeiros a utilizá-lo.
Mas foi somente em 2008 que o alho negro se popularizou nos EUA – quando Scott Kim trouxe da Coréia um especialista em iguarias e, com base em seus ensinamentos, criou e patenteou um tipo de estufa ideal para a produção do Alho Negro.
O Alho Negro é um alho normal, que passou por um processo de fermentação e envelhecimento por cerca de 25 dias. Esse processo o torna mais macio, adocicado e escuro. Esse ingrediente, além de super saudável, tem um sabor suave, com toques doces de tâmaras e ameixa, um fundo defumado e uma consistência deliciosamente pastosa.
Com tantas qualidades e diferenciais, o Alho Negro começou a chamar a atenção de muitas pessoas. Em 2007, o chef espanhol Ferran Adriá, durante uma viagem ao Japão, conheceu esta especiaria, adorou e levou para seu restaurante, El Bulli, onde começou a criar pratos com ele.
Já em 2009, o chef José Barattino, do Emiliano, criou uma receita com o Alho Negro, o que o tornou o primeiro chef brasileiro a usar o ingrediente.
O agricultor Shiro Kondo, pequeno produtor de alho roxo de São Paulo, também foi vanguardista ao lançar no país o alho negro – carinhosamente nomeado de Alho Negro do Sítio.
“O alho negro é bastante consumido pelos japoneses por ser um alimento funcional. Aqui no Brasil tem ganhado força como alimento gourmet”, explica o agrônomo Fernando Kondo, um dos proprietários da marca – única produtora nacional da iguaria e que abastece todo o território nacional além de países da América Latina.
Muitas pizzarias, por exemplo, incluíram em seus cardápios sabores rebuscados com a iguaria. Uma das primeiras foi a Família Presto, estabelecimento de São Paulo. Há alguns anos, lançaram a pizza de confit de tomate, mussarela especial e alho negro – sucesso da casa.
Para os adeptos da boa gastronomia, o alho negro é um prato cheio!