30
dez 2016Como usar cada tipo de pedra para enfeitar o jardim
A decoração com pedras é uma forma bonita, prática e barata de embelezar o jardim. Encontradas facilmente em casas especializadas, os tipos de pedras podem dar aspectos diferentes à decoração e, até mesmo, serem utilizadas como mobiliário em espaços maiores. A escolha da pedra varia conforme o tamanho do jardim. Para jardins pequenos, o ideal é o uso de apenas um tipo, enquanto que para espaços maiores a variedade poderá ser explorada sem maiores problemas.
Veja algumas opções:
Seixos: Os seixos são pedras arredondadas encontradas à margem dos rios. Seu aspecto é arredondado e, pela facilidade com que podem ser encontrados, o custo deste tipo de pedra é considerado barato. O uso do seixo pode ser aproveitado para dar contrastes naturais ao jardim, já que sua cor escura pode ser muito bem somada com o uso pedras de cores claras.
Pedriscos brancos: Perfeitos para a ornamentação de pequenos espaços e com formato irregular, os pedriscos são pedras bonitas, baratas e proporcionam um excelente efeito à decoração.
Dolomita branca: Com diferentes tamanhos e formas arredondadas, a dolomita branca é um tipo de pedra que pode ser utilizado facilmente tanto em jardins internos, quanto jardins externos. Assim como os pedriscos brancos, as dolomitas brancas são ótimas para serem utilizadas como contrastantes no ambiente, oferecendo um ótimo efeito à decoração.
Brita: Muito populares e utilizadas na construção civil, as britas são pedras com formato irregular, pouco maiores que os pedriscos. Uma camada de brita pode ser usada para marcar o caminho em meio ao jardim externo da residência. Para esta utilização, o cuidado especial deve ser feito quanto a utilização de uma manta de bidim abaixo da camada de pedras, o que será importante para evitar que as pedras afundem na terra.