Notícias

Oito em dez brasileiros pagam mais, mas não trocam de loja

15

fev 2016

Oito em dez brasileiros pagam mais, mas não trocam de loja

A maioria dos brasileiros não troca de local de compras mesmo que esteja pagando mais caro pelos produtos. Ê o que mostra pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) obtida com exclusividade pelo jornal Folha de S. Paulo.
Além disso, 51,1% não pesquisam preço antes de comprar. A pesquisa indica ainda que, ao comprar, quatro em dez não tentam barganhar desconto e apenas 20,4% costumam guardar dinheiro para comprar os produtos à vista. “Isso reforça a ideia de comodismo. O consumidor está acostumado com aquele local e não troca, mesmo que isso signifique pagar mais”, avalia José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.
“Hoje há várias formas de pesquisar preço, a própria internet ajuda. As vendas estão ruins, o que abre espaço para barganhar desconto. E mesmo assim ele não pechincha”, complementa. Por não pesquisar o preço, o consumidor fica muito à mercê do que ele chama de “achismo”. “Ele acha que está barato, mas se baseia em suas memórias, e não em fatos concretos. Acaba fazendo bobagem por causa disso”, diz o educador financeiro.

Comentários