Notícias

Construção civil expande uso de rochas ornamentais em obras pelo mundo

11

set 2015

Construção civil expande uso de rochas ornamentais em obras pelo mundo

Mármore e granito são rochas ornamentais milenares que foram, primeiramente, usadas pelos egípcios para confecção de instrumentos de caça e construção de sarcófagos. Posteriormente, os gregos e romanos as utilizaram em construções públicas e nos ambientes internos.

A utilização destas rochas, em suas diferentes cores e texturas, ficou registrada historicamente no Barroco, Renascimento, neoclássico e, atualmente, ainda são amplamente usadas nas áreas de construção civil, arquitetura e decoração, uma vez que, além das questões estéticas e estruturais, são constituídas por minerais, configurando qualidade e resistência.

O granito é a rocha mais indicada para uso externo, seja em estado de bloco bruto ou em acabamento polido. Também são muito usados para pavimentação, unificando a beleza natural com a durabilidade das pedras.

Há duas maneiras de se usar o granito em construções: como elemento estrutural e estético, ou apenas estético. Sua popularidade é devida à ampla variedade de cores e texturas e às condições de qualidade, permanência e morfologia, por isso é um dos materiais de construção preferidos de engenheiros, arquitetos, designers e proprietários que o reconhecem como atemporal.

O setor industrial de rochas ornamentais está constantemente investindo em novas tecnologias e revolucionando os processos de extração e métodos de fabricação, dentre polimentos e acabamentos, a fim de criar novas opções que atendam às exigências e necessidades dos mercados arquitetônico e construtor.

A variedade e qualidade conferidas às rochas ornamentais não se restringem apenas ao mármore e granito, visto que outros gêneros, como a pedra sabão, onyx, lápis-lazúli, alabastro, quartzito, dentre outras, também são comumente utilizadas em diversos contextos.

Além de atributos estéticos, as construções a seguir possuem uma resistência intrínseca às rochas ornamentais:

IBM Building: O Edifício de 41 andares tem o exterior completamente revestido por vidros e granito polido. Está localizado na Madson Avenue, em New York, e foi arquitetado por Edward Larrabee.

Petesburg Public Library Medallion: Um dos projetos vencedores do concurso MIA – Pinnacle Award of Merit de 2014, na categoria de interior comercial. As pedras utilizadas foram mármore, granito, limestone e onyx.

Ardmore Residence – Singapura:

Vencedor da categoria Interior Residencial, do MIA- Pinnacle Award 2013, o Admore Residence, é uma composição moderna de cinco gêneros de rochas ornamentais: mármore, travertino, limestone, onyx e granito. O design arquitetônico foi elaborado pelo UNStudio

Templo de Salomão – Brasil:

O altar da sede mundial da Igreja Universal do Reino e Deus, localizada em São Paulo, é feito de mármore rosa italiano.  As paredes foram revestidas com pedras de acabamento escovado

Com os avanços tecnológicos das indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e de construção, as extrações do mármore e do granito se assemelham, por serem feitas mecanicamente, com o uso de teares que transformam o bloco da pedra em chapas. Em seguida, passam pelo polimento, corte e acabamento – essencialmente industriais – responsáveis pela transformação das chapas em peças com formatos necessários para a atividade destino que geralmente são revestimentos de paredes, pisos, bancadas, rodapés, objetos de decoração, esculturas e mausoléus.

Apesar de parecidos esteticamente, o mármore e o granito têm usos e aplicabilidades distintas, já que são constituídos por diferentes minerais: o granito é resultado, basicamente, da união entre o quartzo, o feldspato e a mica, possuindo baixa porosidade e alta resistência à abrasão. Já o mármore, proveniente do calcário, tem alta porosidade e baixa resistência à abrasão.

Por estas e outras características, as rochas ornamentais passam por estudos e testes a fim de classificar o uso ideal, de acordo com análises do coeficiente de dilatação térmica linear, resistência ao congelamento e degelo, absorção de água, densidade aparente e outros índices físicos.

 Vitória Stone Fair / Marmomacc Latin América 2016

Um dos quatro eventos mais importantes do mundo para o setor, a Vitória Stone Fair / Marmomacc Latin América 2016 – Feira Internacional do Mármore e Granito, que acontecerá de 16 a 19 de fevereiro de 2016, em Vitória, no Espírito Santo, abre o calendário internacional de eventos do setor. Segundo Cecília Milaneze, diretora da Milanez & Milaneze, promotora do evento, a feira é considerada o termômetro para as compras estrangeiras, cujos importadores vêm em busca dos lançamentos e novidades de cada ano.

A Vitória Stone Fair promove uma série de ações para atrair compradores destes mercados estratégicos para o evento. Entre elas está a divulgação nos guias, calendários, publicações especializadas e feiras internacionais do setor; patrocínio do renomado prêmio Mia Pinnacle Awards, promovido pela Marble Institute of America (MIA); intercâmbio com o IIDEX, principal evento de construção e arquitetura do Canadá; a manutenção de delegados e representantes internacionais em nove países; e o projeto “Buyers Club”, programa que patrocina a vinda de grupos de compradores para fazer negócios com os expositores e visitas técnicas em pedreiras da região.

Para a próxima edição do evento, em 2016, além das ações já realizadas nos países predominantemente importadores, como Estados Unidos e Canadá, está sendo feito um trabalho junto a empresas da América Latina e Central. O objetivo é ampliar significativamente as comitivas de compradores e exportadores do exterior. O evento atrai mais de 24 mil compradores, entre internacionais e nacionais, como importadores e exportadores de pedras, construtoras, arquitetos, designers, empresas dedicadas à extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais; fornecedores de abrasivos, insumos e máquinas.

VITORIA STONE FAIR | MARMOMACC LATIN AMERICA 2016 

41ª Feira Internacional do Mármore e Granito. 

Data:   de 16 a 19 de fevereiro de 2016.
Horário:  13h às 20h (acesso até as 19h).
Local:   Carapina Centro de Eventos – Vitória, Espírito Santo.

Empresa realizadora:  MILANEZ & MILANEZE S/A
Telefone: 55 (27) 3434-0600 / (27) 3434-0604
E-mail: info@vitoriastonefair.com.br
www.milanezmilaneze.com.br / www.vitoriastonefair.com.br

Comentários