28
ago 2015Expomusic estimula aprendizado da música com Oficinas de Iniciação para crianças
A musicalização infantil e a cultura educacional pela música caminham lado a lado com os negócios do setor, e na Expomusic 2015 ganham atenção especial dentro de um projeto intitulado Musicalização Infantil – Oficinas de Iniciação Musical, no qual crianças e adolescentes podem experimentar a música de maneira agradável e lúdica. As atividades vão acontecer em auditório fechado, nos dias 19 e 20 de setembro, e têm o intuito não só de despertar o dom em futuros músicos, como também contribuir no desenvolvimento social, motor, sonoro e cognitivo da criança.
O espaço conta com a parceria da JOG VIBRATOM, um dos expositores da feira que apoiou o projeto desde seu início no ano anterior e que cederá uma variedade de instrumentos musicais – modelo Orff, que usa metalofones, xilofones, pequena percussão, entre outros) .Já a coordenação das atividades será de dois professores especializados em iniciação musical, selecionados pela Faculdade e Conservatório Souza Lima: Arthur Perissinotto, docente em Música pela FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado) e com experiência de cinco anos na área de educação musical infanto-juvenil; e a professora, cantora e percussionista Carol Decris, que possui formação em Artes Cênicas, na Escola Superior de Artes Célia Helena, e cursos de extensão em Arte-Educação e Brincadeiras Musicais.
Perissionotto destaca os diversos benefícios que a música pode ter na vida da criança. “A musicalização infantil desenvolve conceitos básicos, como percepção rítmica, melódica e espacial, coordenações motoras, criatividade e conhecimento/ampliação de repertório artístico. Também promove a concentração e o estímulo das faculdades físicas e neurais. Em meu cotidiano, costumo empregar elementos de Orff, Villems e Schafer, respeitando os princípios de Jean Piaget e Paulo Freire. Cada aluno tem necessidades específicas, mas, ao mesmo tempo, precisa entender suas responsabilidades como futuro cidadão. Por isso, a música é uma das ferramentas mais poderosas na construção da personalidade de uma criança”.
O projeto das Oficinas de Iniciação Musical vai ao encontro da Lei 11.769, que desde 2011 estabeleceu a volta da música ao currículo escolar da educação básica. Conscientes dos seus benefícios para a formação do indivíduo no âmbito social e intelectual, entidades, instituições de ensino e a própria indústria musical, encabeçadas pela Abemúsica, estão engajadas em desenvolver ações concretas para transformar a lei em realidade.
EXPOMUSIC 2015 – 32ª FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA
Data: 16 a 20 de setembro de 2015
Local: Expo Center Norte
Promoção e Organização: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música
Apoio: I-Música – Instituto Abemúsica pela Educação Musical
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic
Google +: Expomusic
Instagram: Expomusic
DIAS 16, 17 e 18: FEIRA ABERTA EXCLUSIVAMENTE PARA NEGÓCIOS
DIAS 19 e 20: ABERTA AO PÚBLICO MEDIANTE COMPRA DE INGRESSO.
VALOR DO INGRESSO NA BILHETERIA DA FEIRA: R$ 25,00
Como comprar: diretamente na bilheteria do evento a partir do dia 19 de setembro ou pela Internet www.aloingressos.com.br.
* Ingressos ou convites não garantem acesso ao Music Hall. A atração é gratuita, porém, restrita à capacidade do auditório.
HORÁRIOS:
Dias 16, 17 e 18: das 13 às 21 horas
Dia 19 : das 11 às 21 horas
Dia 20: das 11 às 19 horas