26
ago 2015Origem natural faz crescer interesse pelas rochas ornamentais nos projetos de arquitetura
Beleza, durabilidade, requinte, variedade. Estas são as conhecidas qualidades que explicam a preferência pelas rochas ornamentais em boa parte dos projetos de arquitetura e decoração. Há mais um atributo que, apesar de óbvio, vem ganhando força entre os profissionais e clientes: sua origem natural.
A durabilidade, por exemplo, atribui um caráter sustentável a granitos e mármores: quanto menor a necessidade de reposição, menor o impacto ambiental. Aquele velho comentário muito proferido – “não se fazem mais coisas como antigamente” – encaixa-se com perfeição neste caso. Rochas são elementos muito mais perenes que aqueles produzidos em ambiente industrial. Por isso mesmo, tendem a ser atemporais e podem atravessar gerações.
A variedade é um aspecto intimamente ligado ao aumento da preferência pelas rochas ornamentais. De acordo com o geólogo Chiodi Filho, no mercado interno os especificadores têm optado por rochas mais lisas, homogêneas, claras, facilmente combináveis com mobiliário e objetos de decoração. Já no mercado norte-americano, a preferência é por materiais mais coloridos, desenhados, “que acabam praticamente constituindo um ambiente customizado e exclusivo”, diz.
Este é inclusive um dos principais aspectos que impulsionam o avanço tecnológico da indústria de rochas ornamentais no Brasil, uma vez que o país abriga mais de mil combinações entre cores, texturas e tonalidades. Somadas a outras características típicas de materiais vindos da Natureza – veios, ranhuras e imperfeições –, estas peculiaridades enriquecem o design e dão um aspecto de exclusividade e requinte a cada projeto.
A maior parte desta oferta está disponível na Vitória Stone Fair / Marmomacc Latin América 2016 – Feira Internacional do Mármore e Granito, que realiza sua próxima edição de 16 a 19 de fevereiro. Maior evento do setor no país e o quarto no mundo, a feira reúne grandes produtores de rochas ornamentais e expõe uma variedade que vai dos mármores aos granitos superexóticos e pedras translúcidas. A Vitória Stone Fair apresenta o melhor da produção não só brasileira, mas também mundial: na edição 2015, 28% dos expositores vieram de países como Itália, Turquia, Portugal, China, Índia, Omã e outros.
Versatilidade é outra qualidade amplamente reconhecida das rochas ornamentais. Cada tipo apresenta uma composição mineral particular e diferentes graus de resistência. Os granitos, por serem compostos por minerais silicáticos, têm maior resistência à abrasão, e por isso recomendados para pisos de alto tráfego e ambientes externos. Os mármores, por sua vez, têm maior afinidade com ambientes sociais de áreas internas.
Todos estes argumentos têm impulsionado cada vez mais profissionais de arquitetura e decoração para a uso das rochas ornamentais. Arquitetos, decoradores e designers extraem delas valor estético, atestam sua durabilidade e expandem as criações a partir da extensa variedade de tipos, cores e desenhos. O arquiteto mineiro Carlos Alexandre Dumont, que visita habitualmente a feira Vitória Stone Fair, garante que nada valoriza mais o ambiente do que a pedra natural. “Quem está habituado a trabalhar com pedras dificilmente migra para outros materiais”.
Vitória Stone Fair / Marmomacc Latin América 2016
Um dos quatro eventos mais importantes do mundo para o setor, a Vitória Stone Fair / Marmomacc Latin América 2016 – Feira Internacional do Mármore e Granito, que acontecerá de 16 a 19 de fevereiro de 2016, em Vitória, no Espírito Santo, abre o calendário internacional de eventos do setor. Segundo Cecília Milaneze, diretora da Milanez & Milaneze, promotora do evento, a feira é considerada o termômetro para as compras estrangeiras, cujos importadores vêm em busca dos lançamentos e novidades de cada ano.
A Vitória Stone Fair promove uma série de ações para atrair compradores destes mercados estratégicos para o evento. Entre elas está a divulgação nos guias, calendários, publicações especializadas e feiras internacionais do setor; patrocínio do renomado prêmio Mia Pinnacle Awards, promovido pela Marble Institute of America (MIA); intercâmbio com o IIDEX, principal evento de construção e arquitetura do Canadá; a manutenção de delegados e representantes internacionais em nove países; e o projeto “Buyers Club”, programa que patrocina a vinda de grupos de compradores para fazer negócios com os expositores e visitas técnicas em pedreiras da região.
Para a próxima edição do evento, em 2016, além das ações já realizadas nos países predominantemente importadores, como Estados Unidos e Canadá, está sendo feito um trabalho junto a empresas da América Latina e Central. O objetivo é ampliar significativamente as comitivas de compradores e exportadores do exterior. O evento atrai mais de 24 mil compradores, entre internacionais e nacionais, como importadores e exportadores de pedras, construtoras, arquitetos, designers, empresas dedicadas à extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais; fornecedores de abrasivos, insumos e máquinas.
VITORIA STONE FAIR | MARMOMACC LATIN AMERICA 2016
41ª Feira Internacional do Mármore e Granito.
Data: de 16 a 19 de fevereiro de 2016.
Horário: 13h às 20h (acesso até as 19h).
Local: Carapina Centro de Eventos – Vitória, Espírito Santo.
Empresa realizadora: MILANEZ & MILANEZE S/A
Telefone: 55 (27) 3434-0600 / (27) 3434-0604
E-mail: info@vitoriastonefair.com.br
www.milanezmilaneze.com.br / www.vitoriastonefair.com.br