Notícias

Solistas internacionais se apresentam em Porto Alegre às margens do Guaíba

2

dez 2014

Solistas internacionais se apresentam em Porto Alegre às margens do Guaíba

O Instituto Dançar, com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Samsung, apresenta dia 13 de dezembro o evento Clássicos Internacionais. O concerto, que promete ser acompanhado de um lindo pôr-do-sol, apresenta-se como uma iniciativa de fomento à formação de público para a música clássica, proporcionando à população acesso a uma programação de alta qualidade artística com dois convidados internacionais.

Tenor – Juan Gonzalez Cueto

Juan Gonzalez Cueto, tenor argentino integrante dos corpos artísticos do Teatro Colón, de Buenos Aires. Fez sua estreia há mais de uma década no papel de Flavio, na ópera “Norma”, de Bellini. Intérprete de dezenas de personagens, ano passado Cueto foi Don Alvaro em “A Força do Destino”, de Verdi, e o Réquiem do mesmo compositor na Catedral de Buenos Aires.
Para a Associação Buenos Aires Lírica ele interpretou “um oficial” (Ariadne Auf Naxos). Também fez o papel de Roberto Devereux, Leiscester (Maria Stuarda), Nicias (Thais), Fausto (Fausto), Alfredo (La Traviata), Príncipe Sou-Chong de “O país dos Sorrisos” de Lehar e Edgardo (Lucia di Lammermoor), entre outros. Cueto se apresentou com a Orquestra Acadêmica do Teatro Colon na reabertura do Teatro Florencio Constantino da cidade de Bragado.
O tenor também atuou em salas como o Coliseo Podesta de La Plata, Teatro del Globo, Teatro Stella Maris de San Isidro, Museo de Arte Decorativo, Salon dorado de la casa de la cultura, Centro Cultural Recoleta, Centro Cultural Borges, Casa de la Opera, Palacio San Miguel y Circulo Militar, entre outras. Recentemente cantou o papel de Don Alvaro de La Forza del Destino, de Verdi, sob regência de Cesar Tello, e o Réquiem de Verdi na Catedral de Buenos Aires, sob regência de Armando Garrido.
Soprano – Rosana Schiavi

A soprano-ligeiro Rosana Schiavi, argentina, país onde foi cantora ativa em cursos de técnica e interpretação vocal no Teatro Colón. Debutou cantando o papel de Rainha da Noite da Flauta Mágica de Mozart, no Teatro Municipal de Santa Fé Argentina, percorreu a Argentina com concertos sacros e de câmara, hoje tem no currículo diversas e marcantes atuações internacionais.
Schiavi realizou concertos de Câmara e Sinfônico-Corais na Alemanha, Holanda, Espanha, Itália e Brasil. Cantou o papel de Adele na ópera “O Morcego”, de J. Strauss, e Norina em “Don Pasquale“, de Donizetti em projetos realizados pela Escola de Opera de Hochschüle Für Musik Karlsruhe, Alemanha.
Entre outras apresentações, junto com a pianista paraense Adriana Azulay, a soprano cantou um recital solo como convidada no IV Festival de Opera da Amazônia, Belém. E com a Ensamble Del Sur, da cidade de Córdoba, cantou no espetáculo “Viena Cidade de Meus Sonhos”.
Regente – Arthur Barbosa
Violinista de formação e membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, o compositor, regente e violinista Arthur Barbosa começou a estudar composição muito cedo, incluindo seminários com mestres como Mario Ficarelli, HansKoelheuter e aulas de regência com o maestro Eleazar de Carvalho.
Há anos trabalha regendo suas obras e criações para teatro e dança, além de repertório tradicional de orquestra. Também tem regido com frequência orquestras no Brasil, Estados Unidos e Europa, tendo oportunidade de conduzir suas próprias obras e reger grandes solistas internacionais como Marcos Machado, Antônio Del Claro, Emanuelle Baldini e Plácido Domingo.
Em seu catálogo de composições acadêmicas constam sinfonias, concertos, aberturas, poemas sinfônicos, trios, quartetos e peças para cordas, sopros, e mais uma série de outras formações. Arthur Barbosa ocupa o cargo de regente titular da Orquestra Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, e é regente da Ospa Jovem em Porto Alegre.

Orquestra e Coro AFFOSPA
A AFFOSPA, Associação dos Funcionários da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, foi fundada em 17 de dezembro de 1984. Durante seus quase 30 anos de existência, protagonizou importantes momentos para o desenvolvimento da FOSPA. O mais significativo foi em 1991, ao formarem um único núcleo cultural, que conta com a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Fundação Theatro São Pedro e o Instituto de Tradição e Folclore.
Outro momento importantíssimo para a FOSPA foi a declaração de “bem integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul, face à sua relevante contribuição histórica para o povo gaúcho”. A AFFOSPA promove recitais e concertos de sucesso, como o “Contemporânea”, em que seus músicos apresentam tanto composições próprias quanto de nomes consagrados do cenário musical brasileiro e internacional.
Instituto Dançar

A Dançar Marketing atua no mercado cultural há mais de 30 anos, sempre com o compromisso de promover a democratização, acessibilidade e educação por meio das artes. Com o compromisso de engajamento sociocultural, educacional e ambiental em todos os seus projetos, a Dançar Marketing fundou em 2003 o Núcleo Dançar Comunidade, a fim de fortalecer e potencializar as políticas de responsabilidade social dos projetos realizados pelo grupo.
Em 2008, o núcleo consolidou-se como Instituto Dançar e teve seu trabalho reconhecido publicamente ao adquirir o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Desde então vem realizando diversos projetos de fomento à educação, acesso e usufruto da cultura nas diversas áreas artísticas por todo o Brasil.
O Instituto Dançar tem em sua história projetos como o Viva Cultura, que há 07 anos vem mudando a realidade de milhares de crianças e seus familiares que estão em tratamento de câncer.
Principais projetos realizados pelo Instituto Dançar
• Viva Cultura – 2007 a 2014
• Laboratório Cultural – 2011
• Cantos e Contos – 2007 e 2008
• Cine na Praça – 2008
• Viagem pela Literatura – 2001 a 2009

Sobre a Samsung no Brasil

A Samsung Eletrônica da Amazônia tem dois complexos industriais, localizados em Manaus (AM) e em Campinas (SP). A Empresa conta atualmente com mais de 10 mil funcionários e está presente nos segmentos de smartphones, tablets, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD, Blu-Ray, home theater, mini systems e smartcameras), eletrodomésticos, ar condicionado, monitores, notebooks e soluções de impressão. No Brasil desde 1986, a Empresa investe continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento, bem como em modernas e eficientes estruturas de produção.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics é líder global em tecnologia e abre novas possibilidades para usuários em todo o mundo. Por meio de um processo de constante inovação, estamos transformando os mercados de televisores, smartphones, computadores pessoais, impressoras, câmeras, eletrodomésticos, soluções LTE, equipamentos médicos, semicondutores e soluções de LED. Empregamos 286 mil pessoas, em 80 países, com vendas anuais superiores a US$ 216.7 bilhões. Nosso objetivo é criar novas possibilidades para as pessoas ao redor do mundo. Para saber mais, acesse: www.samsung.com.br

O PROGRAMA

Orquestra

Opera Carmen – Abertura Suite n° 1 – G. Bizet
Opera Cavalleria Rusticana – Intermezzo – P. Mascagni

Tenor – Juan Gonzales Cueto

Arias
Opera Tosca – Recondita Armonia – G. Puccini
Opera Rigoletto – La Donna è Mobile – G. Verdi
Opera Turandot – Nessun Dorma – G. Puccini

Soprano – Rosana Schiavi

Arias
Opera Rigoletto – Caro Nome Gilda – G. Verdi
Opera Gianni Schicchi – O Mio Babbino Caro – G. Puccini
Operetta A Viuva Alegre – Vilja Lied – Franz Lehar
Opera Porgy and Bess – Summertime – G. Gershwin

Duetos
Opera La Bohème – O Soave Fanciulla – G. Puccini
Canção – Non ti Scodar di me – Ernesto de Curtis
Opera La Traviata – Brindisi – G. Verdi

Local: Anfiteatro Pôr do Sol
Endereço: Av. Edvaldo Pereira Paiva, à beira do Guaíba
Data: 13 de Dezembro
Horário do espetáculo: 20h
Classificação: Livre

Comentários