5
nov 2014Noites Clássicas reúne Orquestra Metropolitana e vozes premiadas
Juan Gonzalez Cueto é um jovem tenor argentino integrante dos corpos artísticos do Teatro Colón, de Buenos Aires. Ele fez sua estreia há mais de uma década no papel de Flavio, na ópera “Norma”, de Bellini. Intérprete de dezenas de personagens, ano passado Cueto foi Don Alvaro em “A Força do Destino”, de Verdi, e o Réquiem do mesmo compositor na Catedral de Buenos Aires.
Para a Associação Buenos Aires Lírica ele interpretou “um oficial” (Ariadne Auf Naxos). Também fez o papel de Roberto Devereux, Leiscester (Maria Stuarda), Nicias (Thais), Fausto (Fausto), Alfredo (La Traviata), Príncipe Sou-Chong de “O país dos Sorrisos” de Lehar e Edgardo (Lucia di Lammermoor), entre outros. Se apresentou com a Orquestra Acadêmica do Teatro Colon na reabertura do Teatro Florencio Constantino da cidade de Bragado.
Juan já se apresentou também em salas como o Coliseo Podesta de La Plata,Teatro del Globo, Teatro Stella Maris de San Isidro, Museo de Arte Decorativo, Salon dorado de la casa de la cultura, Centro Cultural Recoleta, Centro Cultural Borges, Casa de la Opera, Palacio San Miguel y Circulo Militar, entre outras. Recentemente cantou o papel de Don Alvaro de La Forza del Destino, de Verdi, sob regência de Cesar Tello, e o Réquiem de Verdi na Catedral de Buenos Aires, sob regência de Armando Garrido.
Soprano
A soprano-ligeiro Rosana Schiavi também é argentina, onde foi cantora ativa em cursos de técnica e interpretação vocal no Teatro Colón. Debutou cantando o papel de Rainha da Noite da Flauta Mágica de Mozart, no Teatro Municipal de Santa Fé Argentina, e hoje tem no currículo diversas e marcantes atuações internacionais.
Schiavi realizou concertos de Câmara e Sinfônico-Corais na Alemanha, Holanda, Espanha, Itália e Brasil. Cantou o papel de Adele na ópera “O Morcego”, de J. Strauss, e Norina em “Don Pasquale“, de Donizetti em projetos realizados pela Escola de Opera de Hochschüle Für Musik Karlsruhe, Alemanha.
Entre outras apresentações, junto com a pianista paraense Adriana Azulay a soprano cantou um recital solo como convidada no IV Festival de Opera da Amazônia, Belém. E com a Ensamble Del Sur, da cidade de Córdoba, cantou no espetáculo “Viena Cidade de Meus Sonhos”. Aliás, por toda a Argentina ela realizou concertos sacros e de câmara.
Metropolitana
A orquestra Metropolitana foi criada há oito anos por seu idealizador e regente-maestro Rodrigo Vitta.Tem produção executiva de Amália De Vincenzo e é formada por músicos profissionais de diversas nacionalidades, alguns deles integrantes também da Osquestra do Estado de São paulo e Jazzx Sinfônica.O objetivo da Metropolitana é a difusão da música sinfônica no País, onde registra passagens por teatros e até santuários como o de Aparecida do Norte.
Atuante e eclética, a Metropolitana já fez FlashMob instrumental no Sesc Pompéia e em parceria com o Sesi participou do projeto Cordas Russas, circuito de seis concertos por cidades paulistas.
O Programa do evento é primordialmente clássico e trará áreas de óperas como:
Tenor
Opera Tosca de Puccini – Recondita Armonia
Opera Rigoletto de Verdi – La Donna è Mobile
Opera Turandot de Puccini – Nessuno Dorma
Soprano
Opera Rigoletto de Verdi – Caro Nome Gilda
Opera GIanni Schicchi de Puccini – O mio babbino caro
Operetta A Viuva Alegre de Lehar – Vilja Lied, Viuva Alegre
Dueto de ópera
Opera La Boheme de Puccini – O soave Fanciulla
SERVIÇO
NOITES CLÁSSICAS
Projeto com apoio do Ministério da Cultura
Orquestra Metropolitana, solistas Juan Gonzales e Rosana Schiavi
Concertos dias 19, 20 e 21 de novembro, às 21 horas, no Teatro WTC
Endereço: avenida das Nações Unidas, 12.551.
Entrada Franca
Ingressos com 1 hora de antecedência na data do show, na bilheteria do Teatro WTC.
Classificação 16