Notícias

6 truques que vão deixar sua clara em neve perfeita

28

jan 2019

6 truques que vão deixar sua clara em neve perfeita

Pedidas em uma série de receitas da confeitaria, as claras em neve ainda metem medo em muita gente. Além de exigirem um pouco de esforço quando feitas à mão e não na batedeira, elas também são o que se pode chamar de componente “temperamental” da cozinha – se maltratadas, podem sair errado e acabar com uma boa receita.

Para facilitar sua vida na cozinha, anote algumas boas dicas que vão ajudar a fazer a clara em neve perfeita e compor com maestria suas tortas, bolos, suspiros e mousses.

  1. Escolha um instrumento adequado para batê-las. Esqueça, portanto, os garfos improvisados. O batedor de claras manual em forma de balão se chama fouet, e, quanto mais fios de metal ele tiver, mais ar vai incorporar nas claras, ajudando a formar a espuma.
  2. Separe muito bem as claras das gemas, já que as gemas são gordurosas e, havendo qualquer restinho delas, as claras não vão atingir o ponto de neve.
  3. É preciso manter um ritmo firme e constante para bater as claras. Evite parar o processo no meio, ou fazê-lo muito devagar.
  4. Escolha uma tigela funda, já que as claras obviamente crescem quando atingem os picos. Além disso, é fundamental que ela esteja limpa e seca.
  5. Dê preferência a materiais como porcelana, vidro ou metal (inclusive na hora de selecionar ou fouet), deixando os plásticos de lado. Eles costumam reter gordura de alimentos e do detergente, e isso dificulta o processo necessário às claras para crescer.
  6. Escolha ovos o mais fresco possível, e, se não forem tão recentes assim, guarde-os na geladeira antes de começar a receita.

Comentários