15
dez 20195 dicas para ter um jardim de arrasar
- Manutenção
Para quem planeja ter um jardim com variedade de espécies e floração intensa durante o ano todo, a dica é: cuidar da adubação e do controle de pragas. É fundamental fazer uma manutenção mensal e investir em um sistema de irrigação automática, especialmente, se o terreno for grande.
- Variedade
Começa acertando quem gosta de misturar várias espécies. O jardim fica rico e a dica vale até para jardins pequenos, como os verticais. Sugestão: disponha de forma aleatória de samambaias, trapoeraba, hera-estrela, aspargo-pendente, filodendro-xanadu, véu-de-noiva, barba-de-serpente e chifre-de-veado, por exemplo.
- Porte
Antes de plantar qualquer espécie, informe-se sobre quanto ela vai crescer para não ter de trocá-la de lugar. O fícus, por exemplo, é uma árvore de raízes profundas e invasivas, capazes de estourar tubulações e deformar pisos. Se não abrir mão de plantas assim, cultive-as em vaso, de preferência de concreto armado para limitar o crescimento.
- Lugar certo
Também é importante levar em consideração o local do plantio. Áreas de circulação, por exemplo, costumam ser estreitas e não combinam com espécies com espinhos e folhas pontiagudas, como iuca, cica e dasilirium. Opte por aquelas que podem ser controladas por poda, como murta, tumbérgia-arbustiva, podocarpo e nandina.
- Vento
Se o jardim está sujeito a ventos fortes, evite o uso de espécies com folhas largas e compridas, pois elas rasgam facilmente. Prefira as mais resistentes, como viburno, agave, cica, dracena, clúsia, orquídea-bambu, bálsamo, cróton, mussaenda, vinca, lavanda e zamioculca.