25
nov 20195 dicas para fazer compras mais saudáveis
Para fazermos uma dieta equilibrada precisamos fazer uma boa compra. Além de contribuir para a saúde, alguns hábitos geram economia e melhoram a organização da dispensa. Confira cinco dicas da nutricionista Patrícia Diz para fazer boas escolhas:
- O primeiro passo é preferir ingredientes naturais. Os pratos ficam mais saudáveis com produtos frescos, por exemplo, os temperos dão mais sabor e substituem os molhos prontos que são calóricos e cheios de sódio e conservantes. Escolher frutas e legumes da época também aumenta a qualidade das refeições e gera economia nas compras.
- Alguns hábitos estão relacionados a organização das compras e resistência a tentações. Uma medida é fazer uma lista para não esquecer nenhum ingrediente e diminuir a duração da ida ao supermercado.
- Fazer uma boa refeição antes de sair de casa e não passar pelo corredor de doces e salgadinhos também são bons métodos de evitar o desejo por alimentos mais calóricos e menos nutritivos. Se você mora com pessoas que fazem questão dessas guloseimas, prefira comprar em porções pequenas.
- Também é importante ficar atento à integridade e às informações presentes nas embalagens. Além da validade e dos ingredientes que é o que vemos com mais frequência, a embalagem contém várias informações relevantes como o teor calórico, o valor nutricional que nos ajuda a entender sobre a qualidade daquele alimento e itens que podem gerar reações em alérgicos e intolerantes. A integridade também precisa ser avaliada: caixas amassadas, latas estufadas ou vidros trincados deterioram os alimentos e acarretam perda de sabor e qualidade.
- A participação do profissional de nutrição no supermercado garante a supervisão dos métodos de controle de qualidade e a higienização dos ambientes, equipamentos e utensílios.