Notícias

3 dicas infalíveis para se dar bem na Black Friday

6

nov 2019

3 dicas infalíveis para se dar bem na Black Friday

Natal, Dia da Mães, Dias dos Namorados, Dia dos Pais e Páscoa: essas eram as principais datas que importavam para o comércio físico e on-line até pouco tempo atrás. Desde 2010, no entanto, essa lista aumentou com a Black Friday, que movimenta a cabeça de quem vende e, cada vez mais, de quem compra.

Em sua primeira edição no Brasil, 50 empresas participaram da iniciativa e lucraram R$3 milhões, segundo dados da Ebit|Nielsen. Já em 2018, esse montante atingiu R$2,6 bilhões. Com números tão expressivos, é natural que os varejistas queiram aproveitar a oportunidade para incrementarem as vendas no último trimestre do ano, ou antecipar o faturamento do Natal.

Para ajudar no melhor aproveitamento para a Black Friday e outras datas comemorativas que movem o comércio ao mesmo tempo que evita fraudes, o Head de Prevenção à Fraude da TransUnion Brasil, Fernando Gomes, e Geovane Zanetti, Head de Analytics, Marketing Services e Dados da TransUnion Brasil, apontam quais os pontos importantes de se prestar atenção.

1 – Invista nessas datas

Seja você um experiente comerciante ou um iniciante no varejo, não se esqueça de reservar a maior parte do seu investimento de marketing para campanhas próximo às datas comemorativas. Mas, além disso, se você quer vender com segurança, prepare-se também para evitar fraudes, em especial nos canais digitais.

Um desafio enfrentado pelas empresas em datas comemorativas, especialmente durante a Black Friday, é manter a qualidade de análise e o tempo de resposta frente a uma demanda exponencialmente maior. Muitas empresas contam com processos de revisão manual e utilizam recursos temporários ou diminuem o rigor da análise para dar conta do volume excedente. Por outro lado, abrem oportunidades para os fraudadores.

Para ter tranquilidade nesses momentos de maior volume e demanda, é importante investir em plataformas de prevenção à fraude que sejam escaláveis e robustas. Por exemplo, aposte em soluções de device verification, que compreende o perfil do dispositivo que está realizando a venda, para extrair insights de fraude digital em milissegundos e sem onerar a jornada de seu consumidor.

2 – Planeje com antecedência e aposte em conteúdo

Antecipar-se à concorrência não significa apenas anunciar antes, mas também causar impacto nos clientes, gerando conversões em visitas ao site e, especialmente, em vendas.

Então, o melhor momento para preparar-se para as datas comemorativas é durante o planejamento anual, quando há tempo para pesquisar os períodos mais importantes para o seu negócio e criar cronogramas reversos, surpreendendo os futuros clientes com conteúdo interessante e relevante para a sua marca.

Veja alguns exemplos de datas que podem ser estratégicas para os negócios:

  • Livraria: Dia do Leitor (07 de janeiro), Nascimento de Monteiro Lobato (18 de abril), Dia do Livro (23 de abril).
  • Informática: Nascimento do Steve Jobs (24 de fevereiro), Dia do Star Wars (04 de maio), Dia da Informática (15 de agosto).
  • Alimentação: Dia da Pizza (10 de julho), Dia da Saúde (05 de agosto), Dia do Veganismo (01 de novembro).

3 – Escolha a audiência certa

Você já está com o orçamento reservado, produtos de primeira, uma ótima linha criativa para a campanha e condições de pagamento sem igual. O que mais pode faltar? Conseguir falar com a audiência certa.

Não adianta nada colocar todas as fichas em descontos incríveis ou uma comunicação impactante para a Black Friday se a sua mensagem não chegar ao público-alvo, correto? Qual o perfil de quem compra nessas datas? Qual o canal ideal para uma comunicação direta com o público? Por que algumas audiências em potencial não convertem?

Para que sua campanha seja efetiva, algumas ferramentas digitais podem ajudar empresas a prospectarem consumidores e corporações o ano todo nos ambientes on-line e off-line através de campanhas de Marketing Direto e Digital, com soluções de Enriquecimento de Dados, Mailing, Hot Prospects, Targeting e Audiências Digitais.

 

Comentários