23
jun 20203 alertas na hora de compra ou troca de um pneu novo
Tomar os cuidados com os pneus ajudam a manter sua vida útil, economizar combustível e aumenta a segurança.
Veja quais são os cuidados com os pneus, divididos em três partes: manutenção, hora da troca e bolhas que podem aparecer.
1 – Manutenção do pneu
Não deixe de ler o manual do proprietário para descobrir qual é a calibragem ideal para os pneus do seu carro. Lá, está descrita a pressão adequada para situações em que o carro está vazio ou mais carregado de peso.
Se o pneu roda cheio demais, pode comprometer prematuramente itens como amortecedor, caixa de direção, bieletas e até comprometer a aderência. Vazio demais, aumentará o desgaste dos pneus e o consumo de combustível, com risco maior até de ser furado.
Vale lembrar que, entre 5 mil km e 10 mil km de uso, é essencial não esquecer de fazer o rodízio dos pneus (troca dos pneus dianteiros pelos traseiros), sempre acompanhado do alinhamento e do balanceamento.
2 – Hora da troca
É bastante comum achar motoristas que usam o pneu do estepe para economizar na troca do conjunto, além de muita desinformação e desconsideração quanto ao tipo do pneu que equipa o próprio carro (direcional, simétrico ou assimétrico), qual é a marca e os índices de carga e velocidade.
Uma dica importante para evitar problemas de aderência nas mais variadas condições é não utilizar de marcas diferentes no mesmo eixo. Pneus baratos não só tendem a ser menos aderentes, como também podem desgastar prematuramente. Com isso, evite comprar marcas pouco conhecidas.
3 – Bolhas: perigo iminente
Se houver alguma em seu pneu, troque-o imediatamente e reveja os seus cuidados ao volante
Tal como um tumor, sem aviso prévio, elas podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento, o que leva a uma perda de pressão repentina e, assim, os riscos de acidentes são iminentes.
Na maioria dos casos, as bolhas nos pneus são causadas por impactos contra buracos nas vias ou contatos contra o meio-fio, gerando o rompimento da lona de corpo de poliéster dos pneus. Isso faz que com que o ar pressione a borracha para fora, criando essa protuberância. Elas também podem surgir se os talões forem danificados durante o processo de montagem dos pneus nas rodas.