28
dez 201916 fatos que marcaram história do biquini
De acordo com a professora de história da moda, Miti Shitara, no Século 19, as mulheres iam à praia vestindo um calção bufante com uma túnica por cima.
Quem imaginaria o que estava por vir? Confira a linha do tempo!
- 1910
Na primeira década do século 20, o traje de banho era mais parecido com um maiô, mais fechado e com pernas.
- 1920
A roupa de praia começa a ficar mais justa e mais curta. O mais estranho é que era comum usar sapatos na areia.
- 1930
Começam a surgir trajes de banho em duas peças. A parte de baixo cobre parte das pernas e o umbigo.
- 1946
Segundo o historiador João Braga, nessa década ocorre a legitimação do biquíni. Louis Réard lança coleção de roupas de banho com um conjunto ousado, desfilado pela dançarina, Micheline Bernardini, paga para usar a peça. O nome biquíni é em razão dos bombardeios atômicos no Atoli de Bikini, no Oceano Pacífico, imaginando que sua criação seria tão explosiva quanto uma bomba atômica.
- 1948
O biquíni é usado a primeira vez no Brasil pela alemã Miriam Etz, no Rio de Janeiro. O modelo deixava o umbigo à mostra e virou notícia por aqui. Antes, era comum o uso de modelos que cobriam a região, conhecidos como roupas de banhos.
- 1950
Na década de 1950, os modelos de roupa de banho ficaram mais cavados, mas nada perto do biquíni francês. Somente após o uso do modelo por atrizes de Hollywood, como Jane Mansfield, é que ele começa a ser aceito pela sociedade.
Por sinal, o sucesso do biquíni veio exatamente na década de 50, quando a atriz francesa Brigitte Bardot apareceu com ele no filme E Deus Criou a Mulher.
- 1960
A estilista inglesa Mary Quant, inventora da minissaia, também foi responsável pela popularização das chamadas hot pants, que já haviam feito parte dos primeiros trajes de banho no começo do século.
- 1961
Jânio Quadros, ex-governador de São Paulo, é eleito para a presidência da República em 1960 e, durante seu curto mandato (renunciou em agosto de 1961), proíbe o uso de maiôs em concursos de beleza e o uso de biquínis nas praias.
- 1962
A atriz Ursula Andress usa biquíni com cinto no primeiro filme da série James Bond, 007 Contra o Satânico Dr. No.
- 1964
O designer austríaco radicado nos Estados Unidos Rudi Gernreich cria o modelo batizado de monokini, peça que deixava os seios à mostra. Foi a primeira versão do topless e foi usado por sua modelo favorita, Peggy Moffitt.
- 1970
Leila Diniz foi personagem polêmico no Brasil nos anos 1960 e 1970. Criticada por ser muito ousada para o período, fazia declarações que causavam discussões e posou de biquíni, mostrando sua barriga de seis meses de gravidez, no Rio de Janeiro.
- 1971
Nos anos 1970, surgiu o modelo batizado de “tanga”. A calcinha do biquíni era mais cavada e de cintura baixa. A parte de cima do traje também ficou menor.
- 1980
Na década de 1980, surge no Brasil o modelo “enroladinho”: as mulheres enrolavam as laterais do biquíni para deixá-lo mais cavado. A prática deu origem ao modelo asa-delta. Como evolução do asa-delta, apareceu o modelo fio dental aqui no País, fazendo sucesso apenas entre as brasileiras.
- 1996
A modelo Stella Tennant usa biquíni cujo top cobria apenas os mamilos durante desfile da Chanel. A aparição transforma a inglesa em uma supermodelo.
- 2010
A cantora Lady Gaga posa com biquíni feito de carne para a capa da Vogue Hommes. Apesar de ser conhecida pelos looks excêntricos, a foto causa polêmica entre os defensores dos direitos dos animais.
- 2013
A modelo australiana Miranda Kerr posa com o biquíni Chanel usado em 1996 por Stella Tennant para marcar o lançamento da edição digital da revista i-D