Notícias

FEIMEC rompe paradigmas e exibe a esperança na recuperação da indústria

3

maio 2016

FEIMEC rompe paradigmas e exibe a esperança na recuperação da indústria

Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Carlos Pastoriza comentou, ao abrir os discursos de inauguração do evento, que a FEIMEC rompe paradigmas e o primeiro deles é a mudança da indústria para o São Paulo Expo. Mostra na prática o funcionamento da indústria inteligente, e a audácia da indústria de realizá-la num momento crítico de crise como o atual. “A GL Events investiu perto de meio bilhão de reais no projeto, nosso parceiro Informa acreditou e apostou no projeto, a ABIMAQ bancou contrariar interesses e os expositores ousaram”, disse Pastoriza. “Bem-vindos ao futuro.”
Os promotores fizeram uma justa homenagem a Evaristo Nascimento, que dedicou 40 anos às feiras setoriais e foi um dos responsáveis pelo projeto FEIMEC sair do papel. Robson de Andrade, presidente da CNI – Confederação Nacional da Indústria, observou que a indústria brasileira de transformação representa 9% do PIB, e que somada à de mineração e construção civil chega a 14% do PIB. Já foram, segundo ele, 26%. “Isso aconteceu por uma série de erros na condução da política econômica e fiscal do governo”, explicou. Mas a prova de que a indústria é maior que a crise é a própria realização da FEIMEC, disse, numa comprovação de que a indústria acredita no futuro.
Representando o ministro Armando Monteiro, do MDIC, Marcos Vinícius de Souza disse que há dois anos o governo passou a estudar a indústria avançada, e que este ano vem realizando workshops pelo País debatendo estratégias com especialistas. Na FEIMEC acontece a primeira e exclusiva demonstração de Manufatura Avançada no Brasil. Conhecida também por Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente, a Manufatura Avançada é considerada a quarta revolução industrial e representa a interação, autônoma e inteligente, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.

Durante os cinco dias da feira, a fábrica inteligente produzirá cerca de 250 unidades customizadas de um acessório para escritório que une as funcionalidades de porta-lápis e porta-celular. O processo dispõe do que existe de mais moderno em tecnologia industrial e comprova que as fabricas brasileiras têm condições de aderir à Manufatura Avançada no curto prazo.

Com investimentos de R$ 5 milhões e envolvimento de 24 empresas, 150 profissionais entre técnicos e engenheiros, diversas entidades e seis meses para a sua realização, a Manufatura Avançada na FEIMEC 2016 foi viabilizada pela ABIMAQ, que agregou todos os setores envolvidos, firmou as parcerias e buscou o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI.

O deputado Alceu Moreira, da frente parlamentar da indústria, observou que indústria fechada não paga imposto, salientando que a carga tributária já chega a 40% do PIB. Segundo ele, está na hora da indústria entrar no parlamento. “Queremos parceiros como o Canadá, e não como Cuba, Bolívia e Venezuela”, disse arrancando aplausos.

A feira

A FEIMEC é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas – ABIMAQ e das principais entidades do setor. Acontece de 3 a 7 de maio no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, com o objetivo de fomentar negócios e apresentar tendências e tecnologias do setor. Nesta edição inaugural, a feira reúne, numa área de 43 mil metros quadrados, mais de 500 marcas/expositoras nacionais e internacionais, em um ambiente inovador, que promove negócios, o comércio e a cooperação internacional, e contribui para aprimorar o desempenho da indústria nacional.
Entre estes expositores encontram-se as principais empresas dos diversos segmentos que integram cadeia de máquinas e equipamentos, robótica, compressores, impressão 3D e manufatura digital, metrologia industrial e medição, acionamentos, redutores e motores, tecnologias industriais, máquinas-ferramenta, corte e conformação, e muitos outros.
Para os cinco dias da feira, é esperada a visita de pelo menos 40 mil executivos, compradores, técnicos e outros profissionais com alto poder de decisão, de empresas dos segmentos de Administração, Automação, Eletroeletrônica, Engenharia, Ferramentaria, Instrumentação, Laboratório, Logística, Manutenção, Marketing, Meio Ambiente, Métodos e Processos, Operações, Pesquisa e Desenvolvimento, Pintura, Planejamento e Controle da Produção, Projetos, Representação Comercial, Segurança Industrial, Sistema de Qualidade, Suprimentos, Treinamento, entre outros.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Carlos Pastoriza, a FEIMEC foi desenvolvida para servir de ferramenta de desenvolvimento tecnológico e comercial do setor, com visão de curto e médio prazos. “Os exemplos internacionais não deixam dúvidas: as feiras de iniciativa das entidades representativas colaboram para a melhoria das empresas, fomentando negócios e promovendo o setor”.

Negócios internacionais
Dezesseis compradores vindos da África do Sul, Cazaquistão, Chile, Colômbia, México, Peru, Quênia e Rússia estão na FEIMEC para fazer negócios com pelo menos 50 empresas nacionais de máquinas e equipamentos.
A Rodada Internacional de Negócios é uma exclusividade da feira no setor metalomecânico e faz parte do Projeto Comprador, iniciativa do Brazilian Machinery Solutions (BMS), programa desenvolvido em parceria entre a ABIMAQ e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para promover exportações brasileiras de máquinas e equipamentos e fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico.
Os compradores internacionais convidados, selecionados entre os países-alvo do BMS, participam de reuniões previamente agendadas com fabricantes brasileiros inscritos, levando em conta os mercados de interesse e tipo de produtos fabricados. As reuniões acontecem de 4 a 6 de maio, em local exclusivo dentro do pavilhão do São Paulo Expo.

Conteúdo técnico
Com foco no desenvolvimento tecnológico e comercial do setor de máquinas e equipamentos, a FEIMEC não só proporciona o fomento de negócios, como também o debate dos grandes temas, tendências e desafios. O conteúdo técnico inclui quatro grandes seminários sobre temas que têm impacto direto no presente e futuro da indústria de bens de capital: Manufatura Avançada, Gestão de Energia e Eficiência Energética, Óleo e Gás, e Energia Eólica.
Em complemento aos seminários, a Arena Técnica oferece aos visitantes da FEIMEC conhecimento de conceitos técnicos e práticos da indústria sobre temas como automação, controle e medição, tecnologias em máquinas-ferramenta, fundição e forjaria, movimentação e armazenagem, entre outros.

Pavilhão
A FEIMEC é a primeira feira a ser realizada nas novas instalações do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, o mais moderno centro de eventos da América do Sul. Com 90 mil m2 de área de exposição, o pavilhão é totalmente climatizado, oferece mais de 5 mil vagas de estacionamento (4,5 mil cobertas) e tem localização estratégica: a 850 metros do metrô Jabaquara, 10 minutos do aeroporto de Congonhas e fora do perímetro de restrição municipal (rodízio) de veículos de passeios e de carga.
Apoios internacionais
A Association For Manufacturing Technology (AMT) e a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) apoiam oficialmente a FEIMEC. Com sede no estado norte-americano de Virginia, a AMT representa os fornecedores de tecnologia de manufatura dos Estados Unidos e é responsável pelo principal evento deste setor na América do Norte, a IMTS – The International Manufacturing Technology Show. A VDI promove e incentiva a cooperação tecnológica entre Alemanha e Brasil. Com mais de 153 mil associados, é uma das maiores associações tecnológico-científicas do mundo.
Realizadores
A ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília.
Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais.
A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
(www.feimec.com.br)
De: 3 a 7 de maio de 2016
No São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Antigo Centro de Exposições Imigrantes) – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP
Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio oficial: Romi

Comentários