Notícias

Dicas infalíveis para usar a pasta americana

28

ago 2016

Dicas infalíveis para usar a pasta americana

Popular entre as coberturas, a pasta americana é a queridinha de muitos confeiteiros. Elas podem ser utilizadas para cobrir e decorar bolos da maneira que o cliente desejar, criando assim um doce personalizado.
Porém, para obter bons resultados e ter uma base perfeita, é necessário que a pasta seja bem trabalhada, segundo a Escola de Bolos. Assim como uma tela em branco que precisa estar bem esticada, lisa e sem nenhum defeito para não interferir no resultado final, o bolo com pasta também precisa receber os mesmos cuidados. Ele deve estar liso, reto e pronto para ser decorado.
Para isso, existem diversos métodos e cabe a cada confeiteiro escolher a que mais se adequa ao seu estilo. Confira agora dez dicas infalíveis para não errar na hora da preparação:
1. Não é qualquer receita de bolo que pode ser coberta com pasta. Diferente de outras coberturas, o bolo para ser coberto com pasta tem que ser feito especificamente para este fim. Massas como pão de ló ou genoise não suportam o peso da pasta e irão deformar quando cobertos.
2. Bolos cobertos com pasta devem ter 10 cm de altura, pois assim poderão ser compostos com bolos falsos ou não.
3. Faça 4 ou 5 camadas de recheio. Assim poderá fazer finas camadas de bolo e de recheio, que ficam delicadas visualmente e impedem o recheio de sair pelas laterais.
4. Escolha recheios mais firmes. Se for utilizar geleias também, passe uma camada fina em cada disco de bolo e espalhe o recheio por cima.
5. Não utilize frutas cruas. Além de correr o risco de azedarem, elas soltam líquido que irá alterar a textura do bolo.
6. Não utilize chantilly, mousse ou qualquer outro tipo de recheio que precise estar gelado para manter a textura.
7. Cubra bem com plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro, ou pelo menos por várias horas.
8. Sempre cubra com ganache, deixando o mais liso possível, antes de cobrir com a pasta. Dê atenção especial às bordas, para que fiquem bem definidas. Qualquer problema que tenha no bolo antes de colocar a pasta, será acentuado depois de aplicá-la. Portanto certifique-se que o bolo está reto, liso e sem nenhuma imperfeição.
9. Abra a pasta com a mesma espessura. Não abra muito grossa nem muito fina.
10. Aguarde pelo menos 1 hora antes de mudar o bolo para o tabuleiro definitivo. Assim a pasta irá secar um pouco e deforma nem fica marcada.

Comentários